FPCUB realizou XV Lisboa Antiga de Bicicleta

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) organizou no dia 3 de Junho, e pela 15ª vez, um passeio turístico por Lisboa em bicicleta.

Perto de um milhar de participantes em diversos tipos de bicicleta – BTT, citybike, dobrável ou convencional – conheceram Lisboa de uma forma saudável e ecológica.

Com este evento a FPCUB pretendeu:
• Divulgar, promover e dar a conhecer Lisboa através da bicicleta;
• Valorizar a oferta turístico-cultural da cidade (património, gastronomia, artesanato, arquitectura, etc.);
• Promover a utilização da bicicleta como forma de mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável, quer como meio de lazer e de conhecumento do “outro lado” de uma cidade, quer para as pequenas deslocações pendulares: casa – trabalho ou casa – escola;
• Despertar a população de Lisboa para a liberdade individual e de movimentos que a bicicleta representa;
• Fomentar o convívio, a cultura e o lazer e comemorar os Santos Populares.

Destaca-se a participação de algumas crianças que efectuaram todo o percurso.

A FPCUB convidou os 12 candidatos que concorrem à presidência da Câmara Municipal de Lisboa a participarem neste evento, no sentido de lhes apresentar propostas sobre a promoção da utilização da bicicleta em Lisboa.

Os candidatos José Sá Fernandes (Bloco de Esquerda), Manuel Monteiro (Partido Nova Democracia) António Costa (Partido Socialista) e Carlos Moura (Coligação Democrática Unitária) foram os únicos a responder ao convite. Todos os restantes ignoram-no. António Costa e Carlos Moura pedalaram por Lisboa e ouviram as preocupações e desejos dos utilizadores de bicicleta.

Veja aqui algumas fotos deste passeio.

Veja aqui um vídeo cedido por Jorge Lima.