Camião esmaga ciclista em plena ponte Edgar Cardoso

Notícia do "Jornal de Notícias " de 12JUL07, por Paulo Dâmaso

Um ciclista, de 54 anos, foi atropelado mortalmente por um camião, ontem, cerca das 12.30 horas, no tabuleiro da ponte Edgar Cardoso, na Figueira da Foz. O corpo da vítima, após o embate, ficou irreconhecível.

 


Joaquim Lopes Araújo (mais conhecido por "Andorinha"), residente no Casal dos Pintos, em Buarcos, circulava na ponte, quando, segundo fonte da PSP da Figueira da Foz, um camião embateu na bicicleta, alegadamente devido a um "desequilíbrio" da vítima mortal.

"O ciclista trazia dois baldes com sardinha, um em cada lado do guiador, e ainda trazia peixe, em caixas de esferovite, na parte de trás da bicicleta. Com a deslocação do ar e como estava muito vento na ponte, o peso dos baldes terá feito tombar o indivíduo para a esquerda. Ao cair, o homem foi apanhado pelo rodado traseiro do veículo pesado, pertencente a uma empresa transportadora de Monte Redondo", explicou, ao JN, Fernando Marques, chefe da secção de trânsito da PSP da Figueira da Foz.

"Quando o condutor do pesado se apercebeu da situação, já era tarde, já nada havia a fazer", acrescentou a mesma fonte, explicando que foi realizado o teste de alcoolemia e despistagem de drogas ao motorista do camião, aguardando-se os resultados.

Segundo Fernando Marques, o acidente aconteceu no sentido sul-norte, na subida de acesso ao tabuleiro da ponte da Figueira da Foz. Joaquim Araújo fazia, habitualmente, o percurso de bicicleta entre as duas margens do Mondego para ir buscar peixe ao lado sul do rio. O que ganhava na venda do pescado, nas ruas da cidade, era o seu sustento. Após o acidente, o trânsito no local fez-se de forma condicionada enquanto as autoridades procediam à remoção do cadáver e à limpeza da via, o que demorou cerca de uma hora.