“LIsboa Ciclável” – 14 de Setembro de 2008

Press Release
LISBOA CICLÁVEL
14 de Setembro de 2008
Terreiro do Paço – 9:00 horas

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) organiza a 14 de Setembro em Lisboa um passeio de bicicleta por antecipação à Semana Europeia da Mobilidade (que decorre de 16 a 22 de Setembro) dedicada ao tema “Ar puro para todos!” da DG Ambiente da Comissão Europeia.

Terreiro do Paço – 9:00h/início – 9:30h

Pretende-se continuar a reivindicar condições de segurança e conforto para todos os utilizadores de bicicleta nas cidades e uma redistribuição dos espaços público e rodoviário que aumentem as opções por outras formas de mobilidade (como é o caso da utilização da bicicleta) e a qualidade de vida urbana para todos.

Participe em eventos como este na sua cidade e aproveite para utilizar a bicicleta juntamente com os transportes públicos. Talvez verifique a possibilidade de integrar estas novas experiências no seu dia-a-dia e substituir a utilização do automóvel individual, caso ainda o utilize. Passará a contribuir para uma atmosfera menos poluída e uma cidade menos ruidosa e mais com mais espaço livre. Também poupará dinheiro e ficará em boa forma física.
A utilização da bicicleta e o andar a pé em complemento com o uso de transportes colectivos, além de escolhas saudáveis em termos físicos e psíquicos para quem as praticar, reduz consideravelmente as emissões poluentes. Em cada ano um automóvel emite três vezes o seu próprio peso em poluentes enquanto uma bicicleta não polui… As pessoas têm de ser envolvidas na necessária mudança de comportamentos em relação à mobilidade e em particular em relação à utilização do automóvel privado para que as suas escolhas individuais não afectem negativamente a vida colectiva.

Para participar basta apenas uma bicicleta – BTT, citybike ou convencional e vontade de conhecer Lisboa de uma forma saudável e ecológica. Este evento tem como objectivos gerais:
• Dar a conhecer Lisboa através da bicicleta.
• PROMOVER A UTILIZAÇÃO DA BICICLETA como forma de mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável, quer como meio de lazer, quer para as deslocações pendulares: casa – trabalho ou casa – escola.
• Chamar a atenção para as questões da poluição do ar.

• INSCRIÇÃO GRATUITA junto da FPCUB ou da loja de Desporto do El Corte Inglés

CONTACTOS
• FPCUB – Tel.: 213159648, Fax: 213561253, email: fpcub@fpcub.pt, www.fpcub.pt
Rua Bernardo Lima, n.º 35, 2º B, 1500-075 LISBOA