1º evento Benfica Ciclável

Teve lugar a 21 de Março a apresentação informal do projecto da FPCUB "Benfica Ciclável" através de um passeio de bicicleta percorrendo os principais pontos de passagem da futura rede ciclável que servirá a zona de Benfica.


A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) assinou um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a implementação de um projecto denominado "Benfica Ciclável" que começou já a ser desenvolvido. O projecto pretende criar em Benfica as condições necessárias à promoção e utilização da bicicleta pela população (em especial a estudantil  que se estima em mais de vinte mil pessoas).

Assim teve lugar no dia 21 de Março um evento de apresentação que consistiu num passeio de bicicleta informal pela zona onde se pretende implementar o “Benfica Ciclável”.

ponto de encontro foi às 10:00 horas junto ao Espaço Monsanto (no Parque Florestal de Monsanto/Estrada do Barcal/Monte das Perdizes) com um 2º ponto de encontro alternativo junto à entrada da Estação da CP de Benfica às 10:30 horas.

Os participantes seguiram depois para uma volta por Benfica com as paragens que se julgarem necessárias. O objecto foi tomar e dar conhecimento, no terreno, aos parceiros do projecto bem como a todos os interessados, das principais dificuldades, possibilidades e mais valias bem como recolher ideias e opiniões dos que assim pretenderam colaborar envolver-se.

O "Benfica Ciclável" foi um dos 15 projectos vencedores entre 110 que concorreram ao Projecto Global do Fundo ONG – Componente Ambiental, lançado pela "eea-grants –  Mecanismo Financeiro Norueguês" financiado pela Noruega, assim como pela Islândia e Liechtenstein, e do qual Portugal é beneficiário. O programa, que tem a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) como entidade intermediária e responsável pela distribuição dos fundos, disponibiliza apoio a projectos no âmbito da promoção do desenvolvimento sustentável através do uso e gestão eficientes dos recursos e da protecção do ambiente, incluindo o ambiente humano, através, entre outros, da redução da poluição e da promoção das energias renováveis. O projecto da FPCUB, que conta com o apoio de entidades como a Refer, Metropolitano de Lisboa e Escola Superior de Comunicação Social, entre outras, prevê a criação de 12,5 quilómetros de traçados cicláveis com pontos de tomada, largada e estacionamento de bicicletas, recorrendo a sinalização e marcação no terreno.