O ANO QUE PASSOU, O ANO QUE VEM

O ANO QUE PASSOU, O ANO QUE VEM

logoFPCUB

O ano de 2011 foi repleto de acontecimentos e mudanças nas nossas vidas. A Federação cresceu, e chegou a mais lugares e a mais pessoas. O aumento  significativo de utilizadores diários da bicicleta, começam a mudar o panorama ciclístico nacional, e se num passado recente a bicicleta era para a maioria da  população apenas um brinquedo ou um desporto, assistimos agora a uma inversão desta imagem. Este foi um ano de afirmação da bicicleta como meio de  transporte.

 

Foi também um ano em que canalizámos muitos esforços para melhorar as condições de uso da bicicleta. Com o trabalho que já vinha do passado,  continuámos a apelar à assinatura da “Petição pela melhoria de condições para ciclistas e peões”, e nesse sentido, fizemos contacto com diversas entidades, incluindo os partidos com assento parlamentar, Secretaria de Estado da Administração Interna, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, entre outros, que culminou na nossa proposta de revisão do Código da Estrada, que se encontra agora na mão do governo. No mesmo sentido, durante a campanha eleitoral para as Eleições Legislativas, a FPCUB dirigiu uma carta aos vários partidos políticos, indagando qual a postura dos mesmos em relção às bicicletas, tendo recebido respostas positivas da parte de alguns destes partidos. Não podemos deixar de entender, que todos estes esforços culminaram num dia histórico na Assembleia da República para os Utilizadores de Bicicleta, onde várias propostas foram apresentadas pelos diversos sectores políticos nacionais, tendo as mesmas baixado por consenso à discussão na especialidade.

Mais uma vez se realizou o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, onde diversas entidades e pessoas foram distinguidas pelo seu papel na sociedade, no que à bicicleta diz respeito.

Apresentámos também um parecer relativo à Alteração ao Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação de Lisboa (RMUEL)

No âmbito do protocolo que se mantém com a CML, elaboraram-se 3 curtos videos educativos, onde se explica como prender a bicicleta em segurança ou como utilizar a bicicleta em articulação com os transportes colectivos e outro com alguns conselhos a ter em conta no uso da bicicleta em cidade. Os cursos de condução voltaram a realizar-se com bastante adesão e sucesso, e outras actividades foram realizadas na cidade: Semana Europeia da Mobilidade,  “De bicicleta para o trabalho”, Passeio Lisboa Antiga, “Pedalar pelos Objectivos do Milénio no Ano Internacional da Juventude” também em colaboração com o IPJ.

O Lisbon Cycle Chic associou-se à Federação, e em conjuntou organizou-se o 1ºEvento Cycle Chic Lisboa e perto do final do ano com o apoio de inúmeras entidades, realizou-se o  Festival da Bicicleta Solidária, ambos iniciativas inovadoras e com resultados muito positivos.

Marcamos presença no “Festival Bike” em Santarém, com organização do mega-passeio Lisboa-Santarém, e mais a norte realizaram-se os passeios de Solidariedade “EcoBike” no Porto, e o Encontro de Cicloturismo “Minho Florido”.

Tambem na vertente desportiva, a FPCUB não deixou de apoiar inúmeras iniciativas, tanto de BTT como em estrada. O projecto Audace, afirmou a sua maioridade com a enorme procura que tem recebido.

São cada vez mais as parcerias, não só com empresas e lojas (aumentando as ofertas para os nossos associados), como com outros orgãos instituicionais – o protocolo de colaboração celebrado com o ISCTE,  foi um passo importante nas relações entre as duas entidades.

A presença da FPCUB nas rede social Facebook, permitiu um novo canal de comunicação não só com os nossos associados, mas com todo um universo de pessoas que até hoje desconheciam a Federação.

Assistimos e apoiámos a criação da nova associação BiciAuto, para que se façam pontes entre os vários utilizadores da via pública, e não se criem conflitos como se tem assistido noutros países. Na mesma linha, marcámos presença na Reunião Internacional da FIA, da qual somos membros, e que teve lugar no Estoril.

Também a título internacional, destacamos  a Velocity Sevilha 2011, onde estivemos presentes, e onde fomos convidados a integrar o grupo de trabalho da ECF sobre a utilização do capacete.Entretanto a FPCUB foi também nomeada para a coordenação nacional da rede Eurovelo.

Foi também um ano importante a nível de posições europeias – foi apresentado o Livro Branco dos Transportes em Março, e já mais recentemente, a recomendação do parlamento Europeu, para a criação de zonas 30 em todas as áreas residenciais. Deu-se início à Década da Acção para a Segurança Rodoviária, que marca uma diferente abordagem que as nações devem ter perante este problema que assola as nossas estradas.

logoFPCUB Ao olharmos para trás, e recapitulando tudo o que aconteceu. CHEGAMOS AO PRINCÍPIO DE UM ANO NOVO, COM VONTADE DE FAZER AINDA MAIS.

Iremos ter já em Abril, o IX Congresso Ibérico “A bicicleta e a Cidade” na Murtosa – uma oportunidade para se debaterem as questões emergentes nesta temática.

É nossa missão, continuar com o calendário de actividades de estrada  e BTT, e de igual modo,com  inúmeras actividades em cidade.

Espera-se para breve o novo Código da Estrada que o Governo irá apresentar, e o grupo de trabalho que foi criado no Parlamento para tratar dos assuntos sobre a bicicleta, irá em breve apresentar o seu projecto de resolução – estaremos atentos a estes assuntos, e faremos as diligências necessárias para que a bicicleta ganhe a devida importância na sociedadae portuguesa. A conjuntura económico-social não é a mais favorável, o que irá potenciar a procura por alternativas à mobilidade automóvel – a bicicleta será uma resposta natural, mas lamentamos que seja por estes motivos.

Mas um ano novo, significa também uma oportunidade para nos reinventarmos, e a FPCUB irá apresentar novas campanhas de promoção da bicicleta, fará uma restruturação no seu modo de funcionamento, que passará a disponibilizar novos serviços para os seus associados e para a sociedade civil.Iremos também apresentar um novo projecto com vista a combater o roubo de bicicletas, bem como outras iniciativas que esperamos que sejam do vosso agrado.

“Continuaremos as campanhas de adesão de associados à FPCUB”. “Aproveite as vantagens, seja sócio.”

Saudações FPCUB

(…)