Conferência Mobilidade Urbana e propostas da Unidade de Missão

Na passada Terça-feira, dia 26 de Fevereiro de 2013 decorreu, conforme noticiámos, uma conferência sobre Mobilidade Urbana organizada pelo Instituto de Território, do qual a federação é membro.

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) esteve presente para apresentar, conjuntamente com outras entidades, os resultados e propostas do que foi feito na Unidade de Missão.

Esta unidade de missão surgiu do Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” em 2012 na Murtosa com organização da FPCUB, onde esteve presente o Secretário de Estado dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações, e foi comunicada em Setembro na entrega do Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, também organizado pela FPCUB e que foi presidida pelo Secretário de Estado, Sérgio Monteiro, um despacho que determinava a criação de uma Unidade de Missão para a criação de uma Carta de Mobilidade Ligeira, com dois membros da FPCUB no grupo de trabalho, José Manuel Caetano e Pedro Roque de Oliveira.

Foi assim apresentado um resumo do que foi feito pela unidade de missão, com especial participação da FPCUB na proposta de alteração ao Código da Estrada (a FPCUB espera ver contempladas no código todas as suas propostas apresentadas), na criação de um Sistema de Certificação denominado “Portugal Amigo da Bicicleta” e no upgrade de um manual de estacionamento para bicicletas.

Outras propostas da unidade de missão apresentadas foram, um portal de informação, sistemas de bicicletas partilhadas, novos percursos e ecopistas e a possibilidade de transporte da bicicleta nos comboios de longo curso e a criação de um protótipo para transporte de bicicletas nos autocarros.

Nesta conferência, a área da mobilidade ligeira constitui-se também oficialmente como uma das secções da Agência Independente da Mobilidade, que se assume como uma plataforma informal para a discussão de problemas da mobilidade e para a procura soluções, congregando várias entidades, entre elas, a FPCUB.