O ANO QUE PASSOU E O ANO QUE VEM

logoFPCUB2O ano de 2013 foi repleto de acontecimentos e mudanças nas nossas vidas. A Federação continua a crescer, a chegar a mais lugares e a mais pessoas. O aumento  significativo de utilizadores diários da bicicleta, começam a mudar o panorama da utilização da bicicleta em Portugal, e se num passado recente a bicicleta era para a maioria da  população apenas um brinquedo ou um desporto, assistimos agora a uma inversão desta imagem. Este ano reforçou a afirmação da bicicleta como meio de  transporte.

Foi também um ano em que canalizámos muitos esforços para melhorar as condições de uso da bicicleta em Portugal. Com o trabalho que já vinha do passado,  continuámos a fazer contactos com diversas entidades, incluindo os partidos com assento parlamentar, Secretaria de Estado da Administração Interna, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, entre outros, que culminou na nossa proposta de revisão do Código da Estrada. A 19 de janeiro realizámos com grande sucesso uma manifestação nacional “Basta de Atropelamentos” em 27 cidades. Fizemos parte da Comissão para a criação da Carta para a Mobilidade Ligeira, por nomeação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações. No mesmo sentido, durante a campanha eleitoral para as Eleições Autárquicas, a FPCUB dirigiu uma carta aos vários partidos políticos e outras candidaturas de cidadãos, com um conjunto de recomendações para uma mobilidade ciclável, tendo recebido respostas positivas da parte de alguns destes partidos. Não podemos deixar de entender, que todos estes esforços culminaram num dia histórico na Assembleia da República para os Utilizadores de Bicicleta com a aprovação das alterações do Código da Estrada que entram em vigor a 1 de janeiro de 2014, após 16 anos de trabalho.

Mais uma vez se realizou o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, onde diversas entidades e pessoas foram distinguidas pelo seu papel na sociedade, no que à bicicleta diz respeito. Tendo sido anunciado e formalizado pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, a autorização de bicicletas no metro a qualquer dia e a qualquer hora.

Apresentámos vários pareceres para diversas entidades públicas em relação à mobilidade ciclável, nomeadamente o Plano de Mobilidade Ciclável para a Cidade de Loulé, que executámos com grande rigor e com sucesso segundo o município de Loulé.

No âmbito do protocolo que se mantém com a CM Lisboa, elaboraram-se 3 cursos de condução de bicicleta em meio urbano que voltaram a realizar-se com bastante adesão e sucesso, e outras actividades foram realizadas na cidade: Semana Europeia da Mobilidade,  “De bicicleta para o trabalho”, o passeio “Lisboa Ciclável”, assim como a divulgação e promoção do uso da bicicleta nas escolas e nas universidades, tendo estas atividades um acompanhamento exemplar pelos media.

O Lisbon e OPorto Cycle Chic associaram-se à Federação, e em conjunto organizaram o Festival da Bicicleta Solidária nas duas cidades com resultados muito positivos.

Marcamos presença no “Festival Bike” em Santarém, com organização do mega-passeio Lisboa-Santarém, e mais a norte realizaram-se os passeios de Solidariedade “EcoBike” no Porto (passeio das luzes de natal, o Encontro de Cicloturismo “Minho Florido” e no Algarve o Vilamoura Cycle Chic em Agosto, todos com grande adesão.

Também na vertente desportiva, a FPCUB não deixou de apoiar inúmeras iniciativas, tanto de BTT como de estrada. O projecto Audace, afirmou a sua maioridade com a enorme procura que tem recebido, principalmente no Porto-Lisboa e subida da Serra da Estrela (Guarda-Torre).

São cada vez mais as parcerias, não só com empresas e lojas (aumentando as ofertas para os nossos associados), como com outros órgãos instituicionais – os protocolos de colaboração celebrado com o ISCTE, e com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior,  passos importantes nas relações entre as entidades para a promoção da bicicleta.

A presença da FPCUB nas rede social Facebook quase a atingir os 12.000 Gostos, permitiu um novo canal de comunicação não só com os nossos associados, mas com todo um universo de pessoas que até hoje desconheciam a Federação, assim como a reformulação da página web.

Apoiámos a associação BiciAuto, para que se façam pontes entre os vários utilizadores da via pública, e não se criem conflitos como se tem assistido noutros países. Na mesma linha, marcámos presença na Reunião Internacional da FIA, da qual somos membros.

Também a título internacional, destacamos  a Velocity Vienna de 2013, onde estivemos presentes, e onde integrámos o grupo de trabalho da ECF sobre a utilização do capacete. Entretanto a FPCUB foi reafirmada como coordenadora nacional da rede Eurovelo. A FPCUB solicitou uma extensão da Rota 1 (Rota Atlântica) de Sagres até Caminha.

Foi também um ano importante a nível de posições europeias – colaborámos com a DG Climate Action na organização do passeio e da conferência “A WorldYou Like With a Climate You Like”.

Já mais recentemente, a recomendação do parlamento Europeu, para a criação de zonas 30 em todas as áreas residenciais. Continuamos a apoiar a Década da Acção para a Segurança Rodoviária, que marca uma diferente abordagem que as nações devem ter perante este problema que assola as nossas estradas.

Ao olharmos para trás, e recapitulando tudo o que aconteceu.

CHEGAMOS AO PRINCÍPIO DE UM ANO NOVO, COM VONTADE DE FAZER AINDA MAIS.

No próximo dia 5 de janeiro de 2014 (domingo), organizamos o evento “Inicie o Ano a Pedalar” com o lançamento de um folheto produzido em conjunto com a ANSR.

Iremos ter já em Maio, o XI Congresso Ibérico “A bicicleta e a Cidade” em Lisboa – uma oportunidade para se debaterem as questões emergentes nesta temática.

E em Julho (de 6 a 12) a X Semana Europeia de Cicloturismo na Murtosa.

É nossa missão, continuar com o calendário de actividades de estrada  e BTT, e de igual modo, com  inúmeras actividades em cidade.

Entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2014 o novo Código da Estrada. Estaremos atentos a este assunto, e faremos as diligências necessárias para que o código seja cumprido, assim como a toda e qualquer desinformação e faremos as diligências necessárias para que a bicicleta ganhe a devida importância na sociedade portuguesa. A conjuntura económico-social não é a mais favorável, o que irá potenciar a procura por alternativas à mobilidade automóvel – a bicicleta será uma resposta natural, mas lamentamos que seja por estes motivos.

Robusteceremos a certificação das empresas, autarquias, universidades e outras entidades, aderentes ao Portugal Amigo da Bicicleta que já é uma realidade.

Mas um ano novo, significa também uma oportunidade para nos reinventarmos, e a FPCUB irá apresentar novas campanhas de promoção da bicicleta, fará uma restruturação no seu modo de funcionamento, que passará a disponibilizar novos serviços para os seus associados e para a sociedade civil. Iremos também apresentar um novo projecto com vista a combater o roubo de bicicletas, bem como outras iniciativas que esperamos que sejam do vosso agrado.

“Continuaremos as campanhas de adesão de associados à FPCUB”. “Aproveite as vantagens, seja sócio.”

Saudações FPCUB