Lançamento do livro “Portugal a Pedalar”

Junto se anexa convite a todos os interessados para o lançamento do livro “Portugal a Pedalar” que decorrerá no dia 9 de junho pelas 17h45 na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa.

“A bicicleta mantém-se hoje como um dos veículos mais usados no Mundo, contribuindo não apenas para uma mobilidade ecológica como também para combater o sedentarismo e melhorar a saúde dos seus utilizadores.
Contudo, em Portugal, se as bicicletas abundam agora na estrada e foradela, e mesmo nas cidades, correu o risco de se tornar uma raridade nos anos 80, pela desenfreada promoção do uso dos veículos motorizados. Para inverter essa tendência, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) investiu, desde 1987, na mobilização da opinião pública e na pressão e sensibilização dos poderes políticos com vista à melhoria das condições de acessibilidade e segurança para o uso deste meio de transporte mais ecológico e saudável.
Se muitos hoje pedalam, se hoje se vê Portugal a pedalar, há porém um rosto que contribuiu em todas as fases para essa mudança: José Manuel Caetano, fundador e presidente da FPCUB.
Este livro, mais que uma homenagem a quem ousou sonhar e soube melhor concretizar, é um retrato da acção da FPCUB e dos seus associados. É uma prova de que valeu o esforço, mas também da necessidade de continuar caminho.
Há ainda, e sempre, muito para fazer. Haja estradas, montes e cidades e vontade para pedalar.”

A FPCUB

convite-02Mapa

Uma resposta a “Lançamento do livro “Portugal a Pedalar”

  1. […] de que José Manuel Caetano é “o tipo das bicicletas”, como ele próprio se assume, o livro que vai ser apresentado nesta terça-feira em Lisboa, intitulado “Portugal a Pedalar”, encarregar-se-ia de as […]

Discussão encerrada.