COMUNICADO – FPCUB FAZ RECUAR DECISÃO DA PROIBIÇÃO DO TRANSPORTE DE BICICLETAS NA TRANSPORTES DE LISBOA

logoFPCUBA Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) confrontada com a insensata noticia da proibição do transporte de bicicletas nos serviços fluviais da Transportes de Lisboa, convocou uma manifestação para a próxima 6ª feira dia 25 pelas 18h30 no Terreiro do Paço. Tal noticia, no entender da FPCUB, representa uma inaceitável postura perante a necessidade de uma perspetiva contemporânea de mobilidade urbana sustentável, para a qual, esta federação e os seus cerca de 35.000 associados muito contribuem.

Hoje, a Transportes de Lisboa no seu site oficial deu conhecimento da seguinte posição:
“Com o acordo da DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e pelo facto da empresa estar sensibilizada para o transtorno causado às dezenas de passageiros que, diariamente, transportam consigo, na frota Transtejo, as suas bicicletas, o Conselho de Administração da Transportes de Lisboa decidiu manter temporariamente, até solução formal a definir com a DGRM, o transporte de bicicletas nas condições atuais.”.

Face ao exposto, a FPCUB vem assim comunicar que, estando o cenário de proibição do transporte de bicicletas afastado, deixa assim de existir o principal fundamento para a manifestação convocada. Como tal, a FPCUB desconvoca a referida manifestação, congratulando-se por esta vitória na manutenção da possibilidade de transporte de bicicletas. Contudo, critica a falta de diálogo que a empresa Transportes de Lisboa proporcionou na condução deste processo e lamenta o caráter temporário que esta empresa invoca no seu comunicado.

Esperamos assim que o bom senso impere e que tal alteração, seja sinal de uma nova fase, em que a Sociedade Civil é ouvida e convidada a trabalhar conjuntamente com as Instituições e Empresas Públicas, assegurando uma equilibrada representação dos interesses dos utentes dos serviços públicos, para os quais a FPCUB está atenta e vigilante.

A FPCUB está, como sempre, disponivel para contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos, portanto mantém a pretensão de entregar no Ministério da Agricultura e do Mar (tutela da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) e na Transportes de Lisboa/Transtejo, um documento de recomendações para uma politica de mobilidade urbana sustentável, tal como anteriormente anunciado no seu comunicado de 23 de setembro. Assim, esperamos dar o nosso contributo institucional para a promoção da utilização da bicicleta, assim como, para a utilização dos transportes coletivos que igualmente é necessário promover.

Reiteramos portanto o nosso posicionamento público contra a proibição de transporte de bicicletas nas ligações fluviais da Transportes de Lisboa, esperando que todas as entidades envolvidas mantenham uma posição de boa fé, não voltando a proibir o transporte das bicicletas, assim como, fazendo votos de que sejam nossas aliadas na missão de promover uma mobilidade urbana mais sustentável.

Por fim, vimos expressar também os nossos agradecimentos a todos os utentes dos serviços fluviais e utilizadores de bicicleta que manifestaram o seu descontentamento perante esta proibição, assim como, à comunicação social que prontamente apoiou a FPCUB na divulgação do trabalho desenvolvido.

Com os melhores cumprimentos,

O Presidente da FPCUB