XIII CONGRESSO IBÉRICO

20 ANOS – 1996/2016

XIII Congresso Ibérico “A BICICLETA E A CIDADE” –29 e 30 Abril e 1 de Maio

Vila Nova de Gaia (Parque Biológico)

Cidades Cicláveis, Cidades Inteligentes

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) organiza nos dias 29 e 30 de Abril e 1 de Maio, em Vila Nova de Gaia, o XIII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”.

O I Congresso Ibérico teve lugar em 1996 em Lisboa, por iniciativa da FPCUB e da ConBici (Coordinadora en Defensa de La Bici). Ficou então acordado que este evento se realizaria de dois em dois anos, realizando-se actualmente todos os anos, alternadamente em cidades espanholas e portuguesas. O II Congresso teve lugar em 1998 em La Coruña, o III em 2000 em Aveiro, o IV em 2002 em Gijón, o V em 2004 em Oeiras, o VI em 2006 em Saragoça, o VII em 2008 em Vilamoura, o VIII em 2010 em Sevilha, o IX em 2012 na Murtosa, o X em Vitoria em 2013, o XI em Lisboa em 2014 e o XII em Málaga em 2015.

A bicicleta como instrumento para a mobilidade sustentável é e continua a ser cada vez mais um contributo para sistemas de transportes que se querem seguros, eficientes e competitivos e que tenham em conta os interesses sociais e o respeito pelo ambiente. A FPCUB tem ao longo dos anos estado envolvida em diversas iniciativas de sensibilização da opinião pública, das administrações central e autárquica e dos operadores de transportes colectivos para a necessidade de se dotarem as zonas urbanas de condições que permitam a utilização da bicicleta. Estas iniciativas têm tido resultados muito positivos na promoção da venda e utilização de bicicletas em Portugal bem como na criação de condições para a sua utilização em múltiplas vertentes. Muitas autarquias têm hoje planos de mobilidade que contemplam a bicicleta e as empresas de transportes colectivas (CP, FERTAGUS, Transtejo, Soflusa, Carris, Metropolitano de Lisboa e metro do Porto) favoreceram nos últimos anos o transporte de bicicletas por influência da FPCUB e dos seus associados.

As políticas de transportes devem ter em conta os efeitos no ambiente e é nesta perspectiva que damos importância à criação de sistemas de transportes sustentáveis onde a bicicleta se inclua.

O interesse da FPCUB em realizar este ano o congresso em VILA NOVA DE GAIA é o de poder mostrar às suas congéneres do estado espanhol os projectos de mobilidade sustentável que estão a ser desenvolvidos na cidade de Vila Nova de Gaia, na região Norte e no resto do país. Os temas deste XIII Congresso Ibérico serão apresentados e debatidos por técnicos de Portugal e Espanha, das áreas dos transportes, ambiente e turismo e membros da ConBici e da FPCUB. Contará ainda com a participação de responsáveis políticos e autarcas.

Estes congressos que já se organizam há 20 anos são uma referência nas políticas de promoção da utilização da bicicleta em Portugal e Espanha.

Existirá permanentemente uma exposição fotográfica do blogue “Diário de Lisboa – The Lisbon Diary” sob o tema “Uma Cidade Ciclista”.

Todos aqueles que pretendam fazer uma intervenção no Congresso deverão submeter um resumo da sua comunicação (uma página A4, no máximo) até ao dia 19 de Março de 2016 para fpcub@fpcub.pt.

A comunicação da aceitação das contribuições para o congresso será feita até ao dia 31 de Março de 2016.

poster_congresso_iberico_mobilidade_final_final_fb