Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta

PRESS RELEASE

 

Federação Portuguesa de Cicloturismo Utilizadores de Bicicleta realiza entrega do "Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta"

Decorreu a 20 de Setembro 2006 em Lisboa no auditório do Metropolitano a entrega do "Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta" da FPCUB – Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Os Galardões foram atribuídos em quatro categorias: Individuais, Transportes Colectivos, Autarquias e Comunicação Social.

Na categoria de individuais o galardão foi atribuído a Crisóstomo Teixeira, antigo presidente da CP.
 

Na categoria de Transportes Colectivos:

  • Metropolitano de Lisboa – transporte gratuito de bicicletas nos fins-de-semana e, mais recentemente à noite durante os dias úteis, a partir das 21h30 até ao fim da exploração dia.
  • Fertagus – facilidades nos transportes ao fim-de-semana e fora das horas de ponta, assim como pela construção de parques de estacionamento para bicicletas nas estações e promessa de instalação de calhas nas escadas das estações
  • Refer – pelo projecto das ecovias
  • CP – pelas facilidades concedidas na zona de Lisboa
  • Metro do Porto – pelas facilidades concedidas aos fins-de-semana e fora das horas de ponta. Saliente-se que, em intervenção, o representante da empresa lançou o repto à FPCUB de colaborar com a empresa na expansão da articulação intermodal entre bicicleta e transporte colectivo.

Na categoria de Autarquias:

  • Câmara Municipal de Aveiro – pelo projecto inovador das "BUGAS"
  • AMAL – Grande Área Metropolitana do Algarve pelo projecto da Ecovia do Algarve

Na categoria Comunicação Social:

  • À revista Bike Magazine – pela promoção da bicicleta sobretudo na sua vertente Todo o Terreno
  • À jornalista Inês Boaventura da Secção Local do Jornal Público pela divulgação da mobilidade em bicicleta.

Houve algumas intervenções entre as quais se destacam as do presidente da FPCUB, José Manuel Caetano que retratou o status quo actual da bicicleta em Portugal e aquilo que ainda falta fazer e que as próprias empresas de transporte, agora galardoadas, podem ainda fazer como, por exemplo a colocação de calhas nas escadas do Metropolitano de Lisboa ou estruturas de aparcamento de bicicletas nos átrios das estações parafomentar a intermodalidade.

Pedro Roque de Oliveira, da FPCUB, proferiu uma comunicação, centrada no tema das alterações legislativas que importa efectuar ao nível do Código da Estrada para o aproximar das outras legislações europeias no que à bicicleta diz respeito.

Destaque ainda para a intervenção do Prof. Paulo Esperança do ISCTE utilizador diário de bicicleta que destacou a sua experiência e a necessidade reparar o corte da ciclovia Telheiras – Entrecampos bem como de a estender até à Baixa e de criara a famosa ciclovia ribeirinha Jamor – Trancão.

Por último, mas não por menos, a intervenção da Sra. Secretária de Estado dos Transportes, Eng. Ana Paula Vitorino, que anunciou, em primeira-mão duas novidades da maior importância:

  • A partir de 1 de Outubro 2006 nos suburbanos da CP do Porto aos fins-de-semana e feriados o transporte de bicicletas passou a ser gratuito, à semelhança a que já acontece na CP Lisboa;
  • A partir de 1 de Outubro 2006 nos barcos da Transtejo e Soflusa transporte gratuito de bicicletas aos fins-de-semana e dias úteis fora das horas de ponta.