SEMANA ECOLÓGICA nos Açores – 20 a 25 de Julho de 2005

PRESS RELEASE

 

SEMANA ECOLÓGICA nos Açores – 20 a 25 de Julho de 2005
18ª Volta de Cicloturismo aos Açores – São Jorge – Pico – Faial (3 ilhas)

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) está a organizar a 18º edição da Volta de Cicloturismo aos Açores, inserida nas Semana Cultural de Velas.

A região dos Açores tem grandes potencialidades para o eco turismo, onde as belezas naturais são notáveis pela pujança da vegetação e pureza do ambiente. Consciente desta realidade a FPCUB organiza de novo este Encontro cicloturístico de promoção do ambiente.

Esta actividade, realizada anualmente, é já um acontecimento de carácter internacional que tem contribuído para a divulgação das ilhas dos Açores em todo o país e no estrangeiro. Além disso, tem permitido, ao longo dos últimos anos, que mais de um milhar de pessoas, nomeadamente pessoas do interior do país (que não tinham hábito de fazer turismo em contacto com a natureza), tenham divulgado os Açores nas suas localidades.

Os participantes poderão optar entre passeios com bicicletas tradicionais, essencialmente por estrada ou com Bicicleta Todo-o-Terreno (BTT), por caminhos fora de estrada (marcados).

São objectivos desta iniciativa:
• Divulgar e promover os Açores em Portugal e no estrangeiro, através das congéneres europeias e internacionais da FPCUB: Aliança Internacional de Turismo (AIT), European Cyclists’s Federation (ECF) e UECT (União Europeia de Cicloturismo);
• Promover e valorizar a oferta turística e ambiental dos Açores (património, história, cultura, gastronomia, artesanato) ao nível económico e cultural através do cicloturismo;
• Sensibilização para a prática do cicloturismo e utilização da bicicleta como forma de turismo sustentável;
• Fomentar o convívio e o intercâmbio de culturas e gerações.

Sendo a FPCUB uma ONGA (Organização Não Governamental de Ambiente) de âmbito nacional e tendo como objecto desenvolver a prática do cicloturismo ecologista de lazer, manutenção e turismo, promover e divulgar através da utilização da bicicleta, a defesa e preservação do ambiente, natureza; e do património natural e construído, defende a prática de um tipo de turismo ecologicamente sustentável, através da utilização da bicicleta

Facilidades de pagamento do custo da viagem aos sócios da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta com a quotização em dia.

Dormidas gratuitas em S. Jorge, nas instalações da Escola Profissional da Ilha de S. Jorge (é necessário levar saco cama). Refeições a preços simbólicos no refeitório da Escola.
Festa de despedida com almoço.

Bicipasseio às ilhas do Pico e Faial por Ferry-Boat (saída de manhã e regresso à noite).

Apoios:
CLUBE DESPORTIVO DA ESCOLA PROFISSIONAL DA ILHA DE SÃO JORGE
CÂMARA MUNICIPAL DE VELAS/S. JORGE

Para mais informações contactar:
R. Ferreira Lapa 25-r/c – 1150-155 Lisboa (3ª e 6ª feira – 18:00 às 22:30 horas)
Telefone: 213159648, Fax: 213561253, Tm: 917241793, E-mail: fpcubicicleta@sapo.pt