Túneis para bicicletas substituem carros “engarrafados”

TÚNEIS ventilados para os ciclistas poderem «voar», até aos seus destinos. É esta a alternativa ao tráfego automóvel nas grandes cidades proposta por uma empresa norte-americana, a Bycicle Tranportation Systems. Por um lado, ao diminuir a resistência do vento, o esforço dos ciclistas fica reduzido a um décimo em relação ao que normalmente necessitam despender. Por outro, o vento ajuda-os a atingir velocidades médias superiores às dos automóveis: 40 quilómetros por hora contra os 25 quilómetros por hora alcançados pelos carros, nas áreas mais congestionadas.

Estudos preliminares realizados na Grã-Bretanha mostram que as «bici-estradas» serão um forte concorrente do passe social e da viatura particular. As principais razões que levam as pessoas a não usar as duas rodas como transporte para o trabalho estão relacionadas com o tempo que perdem, com o perigo de andar no meio dos carros e com o facto de chegarem todas suadas e afogueadas ao trabalho. «Ao serem empurradas através de tubos, todos estes problemas terminam», na opinião de Geoffrey Gardner, responsável pelos estudos.

Se o projecto for aprovado, York, Oxford, Cambridge e algumas zonas de Londres serão as primeiras cidades inglesas a beneficiar das pistas cobertas para bicicletas. Os túneis terão cerca de sete metros de largura, dividos ao meio, e haverá um sistema tipo cartão verde para neles se poder circular.