FPCUB apoia a Ciclo-Oficina Gratuita de Lisboa

NOTA: ESTA INICIATIVA ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA DESDE O FINAL DA "SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE" 2007 (22 de Setembro) POR FALTA DE VOLUNTÁROS

Desde 6 de Maio de 2007 que um grupo de cidadãos montou em plena rua, em Lisboa, uma ciclo-oficina GRATUITA, oferecendo vida à rua dos Bacalhoeiros que tem estatuto livre de trânsito, mas que é constantemente invadida pelo automóvel.

Logo no 1º dia apareceram cerca de 10 pessoas que costumam participar na massa critica e/ou que estão de alguma forma ligadas à divulgação de modos sustentáveis e agradáveis de utilização do espaço público… Apareceram cerca de 3 ou 4 pessoas que realmente precisavam de arranjar a bicicleta! Apareceram alguns peões que iam perguntando mais coisas e que apoiaram a iniciativa, pedindo mais informações, tanto sobre a oficina, como sobre a massa critica, ou até como poderiam aprender a andar de bicicleta.

A ocupação da rua, foi de facto algo importante, a união de esforços e reunião das pessoas com ideias semelhantes ainda mais! De facto, o importante não será contar o número de bicicletas que são arranjadas ou afinadas, mas sim ter uma plataforma de conversa, de geração de ideias, de congregação de esforços… Uma plataforma real e não on-line (ou virtual). As relações humanas, as conversas, os sorrisos e os sujares de mão são de facto uma mais valia.

Espera-se que a iniciativa seja regular e crescente, sendo importante esta ocupação saudável do espaço público, não só para os utilizadores de bicicleta na cidade, mas também para possíveis futuros utilizadores, como ponto de informação, esclarecimento ou simplesmente de convívio e participação cívica.

No dia 17 de Junho 2007, a seguir à realização da ciclo-oficina (18h00) foram apresentados alguns filmes na Associação Cultural dos Bacalhoeiros seguidos de discussão sobre a temática da mobilidade urbana.

Na certeza de que há muita gente interessada no tema, mas que ainda não tomou o primeiro passo, é preciso desencadear processos de ignição e de despertar para a mudança da realidade…

No final do dia, já não existiam carros estacionados na rua dos bacalhoeiros…

A Ciclo-Oficina Gratuita de Lisboa teve início em Maio de 2007 e realiza-se nos 1º e 3º Domingos de cada mês. A FPCUB apoiou desde o primeiro momento esta iniciativa e ofereceu uma caixa de ferramentas e um suporte para bicicletas.

Aviso: Não se fornecem peças para o arranjo das bicicletas. Apenas se disponibiliza a mão de obra.

Texto de António Cruz
Associado da FPCUB e um dos dinamizadores da Ciclo-Oficina Gratuita de Lisboa

Veja aqui algumas fotos de Ricardo Sobral.