Já não há desculpas para andar de carro de Vila Real de Santo António a Olhão

Pedalar de Vila Real de Santo António até à sede do Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão, será possível a partir do Verão. Até ao próximo Outono, 214 quilómetros de ecovia ficarão reservados às bicicletas.

Neste Verão, já será possível circular na Ecovia do Litoral, entre Vila Real de Santo António e Bias (Olhão), num percurso superior a 30 quilómetros.

Para tal, foi determinante a conclusão da ponte rodoviária sobre a ribeira do Almargem (Tavira), uma obra de arte inaugurada na passada semana, por ocasião das comemorações do Dia da Europa.

Segundo o coordenador técnico do projecto Ecovia do Litoral Jorge Coelho, à excepção de Olhão e Portimão, a construção dos traçados encontra-se numa fase bastante avançada na generalidade dos concelhos.

Destacam-se mesmo os casos de Tavira, Lagoa e Silves, onde, desde há alguns meses, vários ciclistas percorrem os trajectos delimitados ou em fase de conclusão.

Percorrendo o mapa com mais detalhe, em Vila Real de Santo António, o traçado da Ecovia já se encontra em fase de adjudicação, o mesmo sucedendo em Castro Marim.

Chegando a Tavira, aquele que foi o primeiro concelho a inaugurar um troço ciclável, a obra encontra-se praticamente concluída, ficando apenas a faltar a delimitação do percurso urbano.

Tal como no resto do Algarve, o percurso da Ecovia dentro da cidade ficará assinalado com uma linha longitudinal azul, tornando mais fácil a mobilidade sobre duas rodas.

Perto de Bias (Olhão), próximo da sede do Parque Natural da Ria Formosa, o percurso fica com um intervalo, uma vez que ainda não se chegou a um consenso sobre os percursos dentro do Parque.

Nada que impeça os mais destemidos de prosseguir a viagem de comboio (onde a bicicleta pode ser transportada gratuitamente) até Faro, cidade onde os futuros percursos reservados às duas rodas se encontram adjudicados.

Segue-se Loulé – concelho que está em condições de arrancar com a obra – e depois Albufeira, onde se desenvolverá um dos mais belos traçados, na zona da Lagoa dos Salgados.

Apesar de alguns conflitos iniciais com o campo de golfe ali existente – entretanto ultrapassados – a obra prossegue a bom ritmo em direcção ao concelho de Silves, já na Praia Grande, onde nascerá um passadiço panorâmico com mais de 900 metros.

É assim que rapidamente se atinge Lagoa, onde boa parte da sinalética está colocada, embora no concelho que se segue – Portimão – a obra esteja atrasada e sem traçado totalmente definido.

Segundo Jorge Coelho, «o facto de a Ecovia aí ter de percorrer 11 quilómetros de via urbana, está a dificultar a escolha dos percursos», já que carros e ciclistas terão de partilhar os mesmos caminhos.

De Portimão rapidamente se chega a Lagos, que acaba de abrir as propostas para a adjudicação da obra. Com a meta à vista, chega-se finalmente a Vila do Bispo, concelho onde foi lançada a primeira pedra da obra, mas onde ainda decorrem algumas questões processuais.

Fonte: Barlavento Online – 21 de Maio de 2007