Pedalar 220 quilómetros para homenagear tia centenária

Vegetariano de 70 anos dá volta a Portugal

Um reformado de 70 anos iniciou ontem uma volta a Portugal em bicicleta para homenagear a tia – a mulher mais velha da Europa – e mostrar que a opção pela comida vegetariana não lhe tirou vitalidade.
 

“As pessoas gozaram comigo quando decidi deixar de comer carne há 12 anos. Quero mostrar que é bom ser vegetariano e que é mais saudável andar de bicicleta do que passar os dias a jogar às cartas e a beber copos de vinho”, disse José Tomás ao CM, a poucos quilómetros de finalizar a primeira etapa da prova.

Aposentado da construção civil, o septuagenário anda de bicicleta desde os 13 anos. Participou em várias provas e orgulha-se de ter nas pernas mais de 7800 quilómetros, só nos últimos cinco meses.

Há dois anos lembrou-se de percorrer o País a pedalar, para prestar homenagem à sua tia Maria de Jesus, que completou 113 anos em Setembro e é considerada a mulher mais velha da Europa.

Porém, decidiu só avançar para esta aventura quando tivesse 70 anos. Reuniu apoios, rodeou-se de dois grandes amigos – Joaquim Oliveira e Luís Mira – e partiu ontem para a estrada, ligando Torres Novas a Leiria. A meio do percurso passou por Corujo, Tomar, para dar um beijo à tia centenária.

José Tomás pretende fazer a volta a Portugal em três semanas, percorrendo perto de 2200 quilómetros. Hoje, parte de Leiria com destino à Figueira da Foz. Se tudo decorrer conforme previsto irá dormir a Ílhavo. A cidade de Bragança é o local mais a norte por onde passará, descendo depois até ao Algarve, de onde regressa ao ponto de partida “Espero estar de novo em Torres Novas no dia 24 de Junho”, disse, sem mostrar sinais de cansaço, apesar dos mais de cem quilómetros já percorridos.
José Tomás tem o apoio de uma carrinha adaptada para confeccionar as suas refeições e servir de dormitório.