Percorreu o pais em Bicicleta

O reformado de 70 anos, que há três semanas iniciou uma volta a Portugal em bicicleta para homenagear a tia centenária e demonstrar as vantagens da comida vegetariana, termina hoje a aventura e é esperado às 11h00, em Torres Novas. 

José Tomás partiu de Torres Novas no dia 3, percorreu o País de Norte a Sul e ontem concluiu em Leiria a penúltima etapa. Foram 2 301 quilómetros percorridos em três semanas, a uma média superior a 100 quilómetros por dia, sendo que a etapa mais longa totalizou 148 quilómetros.

“Fiz uma média de 20 a 21 quilómetros por hora”, disse José Tomás, adiantando que houve etapas “violentas, por causa do vento”. Em cada dia pedalava entre quatro a seis horas, “consoante os caminhos”.

No final de cada etapa, pernoitava nos quartéis de bombeiros, que foram “espectaculares” no acolhimento.

Hoje José Tomás cumpre os últimos 70 quilómetros da aventura, acompanhado pelo Núcleo de Cicloturismo Vilanovense, de Tomar.

Ao longo destas três semanas, o reformado diz nunca ter tido vontade de desistir: “Antes pelo contrário, a minha vontade era de fazer ainda mais quilómetros”.

Antes de iniciar esta volta a Portugal, José Tomás fez mais de oito mil quilómetros de bicicleta para melhorar a sua forma física e reforçou os cuidados com a alimentação. “Todos os dias de manhã como 12 amêndoas do caroço do alperce e 15 amêndoas de casca antes do pequeno-almoço, que é constituído por granulado de soja e flocos de aveia e cevada”, contou o ciclista, que deixou de comer carne há 12 anos, por causa das toxinas.

Esta sua aventura pelo País permitiu-lhe demonstrar que a opção pela comida vegetariana não lhe retirou vitalidade. “Até já estou a pensar na próxima aventura: uma volta à Península Ibérica”, revelou.

O reformado quis ainda homenagear a sua tia, Maria de Jesus, que tem 113 anos, o que faz dela a mulher mais velha da Europa.

José Tomás fez-se acompanhar por Luís Alves Mira, que organizou a volta, e pelo preparador físico Joaquim Fernandes Oliveira.