Óbidos – Ecopista “Várzea da Rainha”

Elementos do executivo da Câmara Municipal de Óbidos acompanhados por alguns funcionários, inauguraram de bicicleta a Ecopista “Várzea da Rainha”, que liga a vila de Óbidos à Lagoa, através do percurso do rio Arnóia.

Para este trajecto de oito quilómetros foram utilizadas as primeiras bicicletas do novo serviço “rent a bike” que funciona no Posto de Turismo de Óbidos, e que tem bicicletas de adulto, criança e alguns acessórios essenciais a este tipo de actividade, para alugar.

Depois do percurso de bicicleta que marcou a inauguração da Ecopista, Telmo Faria, presidente da autarquia, disse que as expectativas “foram cumpridas”. Para o autarca, a “pista ecológica” apresenta duas vertentes complementares, tanto para residentes como para visitantes: “Permite o desenvolvimento da actividade desportiva e constitui um forte atractivo turístico, atendendo à importância paisagística do percurso”.

A ideia de criação da Ecopista surgiu no decorrer dos trabalhos de limpeza do rio Arnóia, após as cheias que aconteceram no final de 2006. Para a criação do trajecto o Município de Óbidos fez uma intervenção ligeira que contemplou o corte da vegetação, transformando o caminho numa via com características propícias à circulação pedonal e de ciclista. Agora cabe à Autarquia fazer a manutenção da pista verde.

Ao longo do percurso de oito quilómetros, foram instalados painéis informativos sobre a fauna e a flora da região e sobre a valorização ambiental. É intenção da Autarquia colocar no local bancos para quem queira descansar à sombra dos sobreiros. Também está previsto para o local, da responsabilidade do Ministério da Agricultura, a plantação de árvores ao longo do percurso. É proibido circular nesta ciclovia qualquer veículo motorizado.

As “Ecopistas” estão cada vez mais populares. Segundo o presidente da Câmara de Óbidos, depois do Instituto da Água (INAG) terminar o percurso ciclo pedonal de ligação da Foz do Arelho (Caldas da Rainha) ao Bom Sucesso (Óbidos), ao longo de toda a margem da Lagoa de Óbidos, é a intenção da Autarquia também fazer a ligação à Ecopista de Óbidos. “O objectivo é juntar todo o percurso para que se possa fazer todo o caminho a pé ou de bicicleta”, apontou o autarca. É também objectivo deste Município, em parceria com Câmara do Bombarral, fazer um circuito do Bombarral a Óbidos.

Um percurso entre a vegetação natural e o rio Arnóia, a Ecopista de Óbidos é imperdível para os verdadeiros amantes da natureza e dos passeios a pé ou em bicicleta. Com a chegada do Verão, este local promete ser uma boa opção para um passeio.
Com o objectivo de incentivar as pessoas a fazer passeios de bicicleta, a Câmara de Óbidos tem ao dispor um “rent a bike”. Este serviço, que está a funcionar no Posto de Turismo de Óbidos, tem para alugar 20 bicicletas para adultos e crianças. O aluguer de meio-dia tem o custo de 5 euros e a aquisição da bicicleta para o dia inteiro custa 10 euros. Se o serviço tiver muita procura é a intenção da Autarquia adquirir mais equipamento.

Para quem não tem alojamento em Óbidos e está de passagem e quer passar o dia a andar de bicicleta pode usufruir dos balneários da Piscina Municipal para tomar banho ou mudar de roupa. "

Fonte: Jornal Regional

 

Eco-ciclovia une vila à Lagoa       

Data: 06 de Junho de 2007
Fonte: Oeste Online
Autor: Paulo Pinto

Eco-ciclovia une vila à Lagoa Óbidos conta desde ontem, dia do ambiente, com uma nova atracção turística. Trata-se de uma “eco-ciclovia” que une o Posto de Turismo à Lagoa de Óbidos, numa distância aproximada de oito quilómetros, que se faz em cerca de quarenta minutos, num sentido. Na viagem de inauguração, em bicicleta, foi possível atravessar a Rua Direita, saindo pela muralha a norte da vila, descendo de seguida a encosta, até encontrar o Rio Arnóia a correr com água límpida. Depois, já na margem esquerda do rio, sobressai o amarelo dos saramagos batidos pelo sol e salpicados por papoila vermelha. Os pomares de macieiras e pereiras também marcam a paisagem e chega-se a um providencial eucaliptal, com sombra que permite refrescar dos quilómetros percorridos, antes de chegar à confluência do rio Arnóia na Lagoa de Óbidos. Para trás ficou o chilrear da passarada, um falcão peregrino e começam a aparecer as garças cinzentas e os guarda-rio. Posto de Turismo com bicicletas de aluguer A autarquia disponibiliza duas dezenas de bicicletas, para adultos e crianças,que podem ser alugadas por cinco euros o meio dia ou dez euros o dia inteiro no Posto de Turismo. O presidente da câmara de Óbidos, Telmo Faria, sublinhou tratar-se de uma aposta no “património paisagístico e natural, num concelho que já é conhecido pelo património edificado”. Para além do percurso agora inaugurado, a autarquia de Óbidos oferece ainda outros percursos pelo meio da natureza, como o que vai até ao vizinho concelho do Bombarral. “A ideia é permitir que se possa vir do Bombarral, em bicicleta, pela margem do Rio Real até à Lagoa de Óbidos e à Foz do Arelho”, explicou o autarca. Aguardada com expectativa é a intervenção do INAG na requalificação das margens da Lagoa de Óbidos que “deve estar concluída dentro de dez meses”. Depois de concluída, permitirá estabelecer uma verdadeira rede de ciclovias em dezenas de quilómetros, numa paisagem sem par.