Portugueses são dos europeus que menos andam de bicicleta

Notícia Diário Digital

Portugal é dos países da União Europeia onde menos se utiliza a bicicleta como principal meio de transporte, com apenas 1 por cento dos portugueses a pedalar no dia-a-dia, revela um inquérito divulgado hoje pela Comissão Europeia.
De acordo com um Eurobarómetro sobre a atitude dos europeus relativamente à política de transportes, Portugal é o terceiro Estado-membro da UE onde menos se utiliza a bicicleta, eleita como principal meio de transporte para as actividades diárias por 8,7 por cento dos europeus.

 

A Holanda é o país onde a bicicleta é mais popular, com 40 por cento de «ciclistas», seguida da Dinamarca (23,4 por cento), enquanto no extremo oposto apenas luxemburgueses (0,6 por cento) e malteses (0,8) recorrem menos a velocípedes que os portugueses.
O automóvel é de forma destacada o meio de transporte preferido dos portugueses (56,3 por cento, acima da média comunitária de 51,4 por cento), seguido dos transportes públicos, utilizados por um quarto dos inquiridos (25,2 por cento), e pela marcha, já que 14,8 por cento respondem que caminham nas actividades do dia-a-dia, surgindo a moto quase a par da bicicleta (1,1 por cento).
Questionados sobre as medidas que poderiam melhorar a situação do trânsito na cidade onde vivem, uma clara maioria dos portugueses inquiridos – 59,7 por cento, o segundo valor mais elevado da UE a 27 – apontam a necessidade de melhores transportes públicos.
Para 40 por cento dos portugueses, a medida mais adequada para melhorar os transportes públicos, de modo a desencorajar a utilização do automóvel, é torná-los mais regulares e pontuais, enquanto 21,1 por cento «reclamam» melhores ligações para os destinos habituais.
O inquérito foi realizado entre Maio e Julho, tendo em Portugal sido inquiridas 1.000 pessoas pela Consulmark.
Diário Digital / Lusa
26-07-2007 13:06:58