REFER – Ecopistas em Debate no Alentejo

A REFER, com o objectivo de dar a conhecer o Plano Nacional das Ecopistas, realizou em Évora um Workshop em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCRD Alentejo) e que contou também com a presença de responsáveis da Fundação e órgão Gestor da Via Verde de la Sierra, na Andaluzia – Espanha.

O evento decorreu no passado dia 22 de Junho e permitiu sensibilizar e debater as propostas do Plano Nacional das Ecopistas com os principais agentes políticos e económicos da região do Alentejo, nomeadamente Câmaras Municipais, Associações de Municípios, Regiões de Turismo, empresas de animação turística e cultural.

Foi igualmente apresentado o Esquema Director Regional do Alentejo, que inclui outros percursos elegíveis enquanto vias não motorizadas e onde as ecopistas constituem projectos âncora. O referido Esquema Director foi desenhado na vigência do III Quadro Comunitário de Apoio, que agora se renova com a inclusão do ramal de Portalegre e com o aproveitamento de parte significativa do traçado da EN 18, entre São Manços e Castro Verde.

As intervenções abordaram diferentes temáticas associadas às ecopistas, percursos verdes alternativos e ambientais, salientando-se a comunicação da delegação espanhola da Via Verde de la Sierra, pelo facto de apresentar um modelo de gestão para este tipo de infra-estruturas que tem obtido excelentes resultados.
Em termos de modelos de gestão está em curso um outro, com provas já dadas, adoptado pelo Consórcio Vies Verdes de Girona, no Norte de Espanha.
Ambos são constituídos em torno das associações dos municípios atravessados pelas linhas-férreas e que acordam entre eles o modelo de gestão que pretendem aplicar nessas mesmas vias. Em termos práticos é constituída uma estrutura funcional, normalmente ágil, que se encarrega da sua manutenção, promoção e divulgação, sendo financiada com base em critérios objectivos acordados entre parceiros, de modo a evitar distorções nas contribuições de cada município.

Para a gestão das ecopistas que partem de Évora, a actual instalada no Ramal de Mora, e a futura a instalar no Ramal de Reguengos, uma estrutura com estas características poderá servir como exemplo para a promoção, sustentabilidade e condições óptimas de funcionamento, no que diz respeito às tarefas de conservação fiscalização e promoção turística e cultural.

Procura-se deste modo tornar mais atractiva e melhor difundir a existência deste património de inegável interesse histórico, cultural e turístico, tentando assim preservar os acessos que em tempos tiveram serventia pública.

  • Comunicação REFER – Dr. Luís Manuel Silvestre
  • Comunicação CCDRA – Dr. Francisco Sabino
  • Comunicação UNL – Prof. João Reis Machado
  • Informação adicional ecopistas
  • Ecopista do Vouga
  • Ecopista do Sabor
  • Ecopista do Minho
  • Ecopista de Évora – Mora
  • Prémio europeu de Vias Verdes 2007
  • Fundacion via verde de la sierra
  • Vias Verdes

Fonte: http://www.refer.pt/pt/noticia.php?id=362