C.M. Caldas da Raida e Gazeta das Caldas incentivam uso da Biciclata

Fonte: Gazeta das Caldas

O vereador João Aboim acha uma feliz coincidência a campanha lançada pela Gazeta das Caldas de incentivo à utilização da bicicleta como meio de locomoção na cidade, porque a Câmara também vai dar um enfoque especial ao uso de veículos de duas rodas. 

“Estou perfeitamente de acordo com o que vocês estão a escrever sobre o uso da bicicleta e nós também vamos promover isso”, referiu. Uma das medidas será a distribuição de um folheto sobre a utilização da bicicleta.

Existem várias empresas interessadas em participar com veículos de duas rodas e vai haver também uma demonstração do Segway, uma trotineta electrónica de nova geração que se move consoante a inclinação do condutor e que “custa” cerca de um euro por 600 quilómetros percorridos.

João Aboim gostava de inaugurar alguma nova ciclovia na cidade, mas a única que está a ser estudada é a ligação entre a estrada nova para a Foz do Arelho e a zona desportiva, através da zona industrial.

Um dos objectivos do Plano de Mobilidade é implementar “mobilidades doces”, não obrigatoriamente com ciclovias mas sim com bandas cicláveis e outras medidas. O vereador acredita também que com todas as medidas que estão a ser tomadas, o trânsito automóvel será menos intenso no centro da cidade e dessa forma será possível haver um melhor convívio entre os carros e as bicicletas.

A Câmara está também a criar parques de estacionamento para veículos de duas rodas, tendo sido recentemente instalado um junto aos Paços do Concelho. “É importante criar pontos onde as pessoas possam deixar as suas bicicletas”, acha.

O vereador lamenta que não exista legislação adequada para a protecção dos ciclistas nas estradas. “A actual legislação rodoviária não dá direitos nenhuns aos ciclistas”, referiu. Há também que ter em atenção as regras a cumprir pelos próprios ciclistas, o que nem sempre acontece nas ruas da cidade.

Um inquérito divulgado pela Comissão Europeia a 26 de Julho, revela que Portugal é dos países-membros onde menos se utiliza a bicicleta como principal meio de transporte, com apenas um por cento dos cidadãos a pedalar no dia-a-dia.

Segundo a agência Lusa, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclistas e Utilizadores de Bicicleta, José Manuel Caetano, comentou que "é quase um acto suicida vir para a rua de bicicleta", devido à falta de protecção deste meio de transporte, considerado pelas autoridades "um veículo marginal".

O responsável salienta que “é preciso que sejam criadas condições, sobretudo de segurança" para que as pessoas utilizem mais este veículo.

Para o presidente da FPCUB num "país que promove o automóvel e todas as iniciativas para promover o uso da bicicleta são travadas pelos políticos, não admira que estejamos nessa posição".

A FPCUB tenciona pedir uma audiência à Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, antes da Semana Europeia da Mobilidade, tendo em conta este assunto e ao facto da iniciativa ser dedicada ao tema "Ruas com Pessoas".