Passeio de Bicicleta “Pedalar pelo Verde” – Semana Europeia da Mobilidade / GAIA

 

Passeio de Bicicleta “PEDALAR PELO VERDE” / Gaia, integrado na “Semana Europeia da Mobilidade”

 

16 de Setembro

9:30h – El Corte Inglés

Av. da República/Vila Nova de Gaia

 

 

 

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) organiza a 16 de Setembro, com o apoio do El Corte Inglés, o passeio de bicicleta “Pedalar pelo Verde”, privilegiando Gaia e Porto antigos e alertando para a falta de condições de segurança e conforto para todos os utilizadores de bicicleta nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Porto.

 

Em 2007 a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de Setembro, é dedicada ao tema “Ruas para as Pessoas”. Com este passeio pretende-se continuar a reivindicar condições de segurança e conforto para todos os utilizadores de bicicleta nas cidades e uma redistribuição dos espaços público e rodoviário que aumentem as opções por outras formas de mobilidade (como é o caso da utilização da bicicleta) e a qualidade de vida urbana para todos. “Reclamar as ruas das cidades para as pessoas” é o lema defendido pela DG Ambiente da Comissão Europeia.

 

 

 

A utilização da bicicleta e o andar a pé, em complemento com o uso de transportes colectivos além de escolhas saudáveis em termos físicos e psíquicos para quem as praticar reduz consideravelmente as emissões poluentes. Em cada ano um automóvel emite três vezes o seu próprio peso em poluentes enquanto uma bicicleta não polui… As pessoas têm de ser envolvidas na necessária mudança de comportamentos em relação à mobilidade e em particular em relação à utilização do automóvel privado para que as suas escolhas individuais não afectem negativamente as comunidades.

 

Para participar basta apenas uma bicicleta – BTT, citybike ou convencional e vontade de conhecer Vila Nova de Gaia e o Porto de uma forma saudável e ecológica. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através da FPCUB ou no El Corte Inglés de Gaia, no piso do Desporto, onde será entregue uma senha que dará direito a receber no final uma magnífica oferta de participação. Ao longo do percurso existirão 3 abastecimentos líquidos e sólidos.

 

As inscrições na FPCUB podem ser efectuadas on-line aqui (escolher o evento de Gaia), ou imprimindo e enviando para a FPCUB por fax ou correio a Ficha de Inscrição .

 

PASSATEMPO – Oferta de uma bicicleta SCOTT Atacama T6 (oferta do Stand Jasma) para a melhor frase entregue no evento e que contenha as palavras: FPCUB, mobilidade e bicicleta.

 

Oferta de uma T-shirt a todos os participantes, patrocínio do El Corte Inglés