Projecto de Ecovia em Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos está a projectar uma Ecovia entre a barragem de Penide (Areias de Vilar) e o limite do concelho em Perelhal, segundo o recente Estudo Prévio da Ecovia do Cávado.

Noticia completa no jornal Barcelos Popular :

“O arquitecto Cabral Teles anunciou ao BP que a Câmara de Barcelos pretende realizar a médio prazo, com financiamento a definir, uma ecovia entre a barragem de Penide, em Areias de Vilar, e o limite concelhio em Perelhal, com troca intermédia de margens pela Ponte Medieval, segundo o recente Estudo Prévio da Ecovia do Cávado. “Potencia-se espaços de usufruto e atracção turística, com relevante paisagem natural e humanizada, e dá-se visibilidade às qualidades morfológicas e marcas culturais, de forma integrada”, explicou o perito. “O Cávado estabeleceu uma ligação com o desenvolvimento do concelho de Barcelos ao longo dos tempos que importa projectar no futuro”, ressalvou.
A ecovia suportará actividades desportivas, lúdicas e recreativas. Simultaneamente alarga e fortalece a oferta turística, dada a crescente procura no sector, fora do litoral e do binómio sol-mar, continuou Cabral Teles. Ambiciona-se que a ecovia se estenda na bacia do Cávado, da fronteira da Portela do Homem, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, até à foz de Esposende, que é paisagem protegida. O percurso, eventualmente com fundos comunitários do Interreg, “pode promover uma imagem de conjunto do território do vale do Cávado, que tem forte presença natural, paisagística, de tradições e artesanato, sem deixar de ligar os principais núcleos urbanos ao mar/zona balnear”, elucidou o arquitecto.”