14ª Edição “Serra Acima” realizou-se a 15 e 16 de Setembro

14ª Edição do passeio de cicloturismo "Serra Acima" realizou-se a 15 e 16 de Setembro
No mês de Junho de 1994 a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) organizou a 1ª edição de um dos eventos de cicloturismo que continua a marcar o calendário nacional desta modalidade, “Serra Acima”, então com o apoio da Associação Bairro do Valongo. Tinha início em Castelo Branco e reinício na Covilhã, ao segundo dia, para terminar no mítico alto da Torre.

Desde então tem contado com participantes que assegurando todos os anos a sua presença, entre muitos outros, oriundos de todo o país e de vários escalões etários, quer em grupo quer individualmente, contribuem para um número cada vez maior de participantes.

Em 2007  e no Sábado, entre Salvador – Penamacor e Belmonte participaram cerca de 350 pessoas e no Domingo, entre Belmonte – Manteigas e o alto da Torre, cerca de 400 cicloturistas.


Este ano o percurso sofreu algumas alterações em relação a outras edições tendo-se privilegiado a zona de Manteigas. A Junta de Freguesia de Salvador foi uma vez mais anfitriã da recepção aos participantes com um almoço que teve lugar no Sábado  antes do início do passeio. Também as câmaras municipais de Penamacor, de Belmonte e de Manteigas colaboraram nesta iniciativa.

O percurso:
No Sábado, dia 15, após o almoço oferecido pela Junta de Freguesia de Salvador, servido pelas 13 horas, o passeio iniciou-se às 15 horas com um pequeno circuito pela aldeia de Salvador seguindo-se por Aranhas, Penamacor, Capinha, Caria, e Belmonte, município onde terminou o percurso do 1º dia, após cerca de 65km.
No Domingo, dia 16, percorreram-se mais 44km entre Belmonte e a Torre, no alto da Serra da Estrela, passando-se por Vale Formoso, Sameiro e Manteigas, onde se efectuou uma paragem para abastecimento seguindo os participantes em andamento livre até à Torre.

                                                          

A Serra da Estrela tem sempre para oferecer paisagens deslumbrantes e ar puro que dão forma e estímulo aos participantes. Para o ano há mais.

                  

Mais fotografias disponíveis na galeria multimédia

A Serra da Estrela é a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território da República Portuguesa (apenas o Pico, nos Açores, a supera). A real altitude da serra da Estrela, no seu cume, a Torre, é de 1993 metros Julga-se que corresponda à elevação a que os romanos chamavam de Montes Hermínios. As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, com mínimas que já atingiram -20°C no Inverno. Na Serra da Estrela situa-se o Parque Natural da Serra da Estrela. O Queijo da Serra da Estrela, considerado um dos melhores queijos de Portugal, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães originária da localidade, o cão da Serra da Estrela. (Fonte: wikipedia)

Localizada na Beira Interior Norte, parte significativa da flora existente na Serra da Estrela encontra-se protegida pela Convenção de Berna e pela Directiva 92/43/CEE – Directiva Habitats, como o Teixo ou o azevinho. Quanto à fauna, parte significativa encontra-se igualmente protegida pela Convenção de Berna ou tem estatuto de conservação, de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.