«Cidade de Lisboa mais livre de automóveis»

  • Data: Sábado, 22 de Setembro de 2007 às 03:08

Nota: em todos os passeios informais de bicicleta publicitados nesta página, a responsabilidade da informação e da organização é do seu organizador, cabendo à FPCUB a divulgação.

«Cidade de Lisboa mais livre de automóveis
A Cidade do futuro (Lisboa) não vai ser mais a Cidade do automóvel”, palavras proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, no dia 16 de Setembro, no Terreiro do Paço, no âmbito do passeio de bicicleta dedicado ao tema «Ruas para as pessoas», integrado na programação da Semana Europeia da Mobilidade da cidade de Lisboa.

António Costa, participante nesta iniciativa, afirmou que Lisboa “não pode ser uma cidade monopolizada pelo automóvel” e que pretende projectar um “grande percurso ciclável de Belém até ao Trancão”, dando prioridade à frente ribeirinha. Esta prova contou, também, com a presença do vice-presidente, Marcos Perestrello.

O autarca defendeu a redução da utilização do automóvel por outras formas de deslocação na Cidade. Para tal, várias medidas estão a ser pensadas como: a criação de percursos cicláveis “para quem quiser andar de bicicleta possa fazê-lo em segurança”; “a extensão dos corredores Bus”; a articulação com a Carris, por forma à “criação de novas carreiras”, para utilização por parte de deficientes, como por utilizadores de bicicletas; a ideia do táxi seguro, defendendo “se beber não conduza, apanhe um táxi”, entre outras

A Semana da Mobilidade pretende ser, segundo o autarca, “uma cidade mais amigável, onde o peão se sinta mais seguro e onde possamos circular com melhores condições” e, concluiu que a “Cidade do futuro não vai ser mais a cidade do automóvel”.

O passeio, organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, percorreu várias artérias de Lisboa, com começo na Praça do Comércio, passando por: Rossio, Restauradores, Avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, Saldanha, Entre Campos, Campo Grande (ciclovia), Telheiras (ciclovia), Rua Francisco Stromp, Alamedas das Linhas de Torres, Parque das Conchas, Campo Grande (ciclovia) até ao Terreiro do Paço, novamente.»

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa (2007-09-17)

 

Reportagem da RTP no Jornal da Tarde de 16-09-2007 (6 Mb). Faça o download aqui

Reportagem da SIC do dia 16-09-2007: