Press Release – “Dia Nacional do Não Fumador” – 18 Novembro – Lisboa

Passeio de Bicicleta do "Dia Nacional do Não Fumador"
Lisboa – 18 de Novembro de 2007

(o dia comemora-se a 17 de Novembro)

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) está a promover a realização de um passeio de bicicleta pelas ruas da cidade de Lisboa no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Não Fumador, que terá lugar no dia 18 de Novembro, com início pelas 9:30 horas no Terreiro do Paço.

Este passeio pretende alertar os participantes e a população em geral para os riscos associados ao tabagismo através de uma acção de sensibilização com bicicletas.

O passeio é aberto à participação de todos, quer sejam utilizadores regulares de bicicleta na cidade ou na AML, cicloturistas e famílias que podem apenas fazer parte do percurso se assim o entenderem. percurso total tem cerca de 38Km. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e deverão ser efectuadas até dia 16 de Novembro.

Percurso:

Concentração: Terreiro do Paço – 9:00h
Início – Terreiro do Paço (9:30h), Praça da Figueira, Rossio, Restauradores, Marquês de Pombal, Saldanha, Campo Grande, Saldanha, Marquês de Pombal, Restauradores, Rossio, Terreiro do Paço, Av. 24 de Julho, Belém, Av. 24 de Julho, Cais do Sodré – Terreiro do Paço

Segundo a FPCUB, acções concretas de sensibilização e informação sobre esses temas, levadas a cabo através do convívio proporcionado pelo cicloturismo podem ter bons resultados.

A FPCUB é membro fundador da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT) e como tal está profundamente empenhada em contribuir para a promoção de hábitos de vida saudáveis.

As campanhas anti-tabágicas devem aconselhar a que os não fumadores não comecem a fumar e os fumadores se consciencializem da importância de abandonarem o hábito de fumar. È também importante uma consciência de respeito pelos não fumadores, não fumando em locais fechados, uma vez que a qualidade do ar interior tem repercussões na saúde de todos, fumadores e não fumadores e há incidência de doenças decorrentes da inalação de fumo de tabaco em não fumadores sujeitos ao fumo. O tabagismo é uma das principais causa de falecimento por cancro e doenças relacionadas com o consumo do tabaco de 2 milhões e meio de pessoas anualmente.

O vício do tabaco pode ser evitado ou cancelado, substituindo o tabaco por outros ocupações mais saudáveis como praticar exercício físico como por exemplo através da utilização da bicicleta. O cicloturismo pode mesmo ser encarado como terapia ocupacional de toxicodependências. A FPCUB orgulha-se de ter recuperado através das suas iniciativas e da prática regular inúmeros sócios que antes eram fumadores.

Informações e inscrições:
Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta