Requalificação da EN-125 prevê via exclusiva para bicicletas

A recentemente anunciada requalificação da EN 125, no Algarve, preve que vá ser criada em toda a sua extensão uma ciclovia. Uma notícia publicada pelo jornal "Público".

Fonte: Jornal "Público"

A EN-125, que une de uma ponta à outra o Algarve, vai ter uma via de cicloturismo para andar de bicicleta, naquela que já foi a segunda estrada mais mortal do país, anunciou hoje em Olhão Santinho Faísca, da Estradas de Portugal (EP).

Acabar com o estacionamento das bermas da EN-125, eliminar os "placards" e em substituição plantar árvores tradicionais do Algarve, como laranjeiras ou alfarrobeiras, para promover uma requalificação ambiental e urbanística são outras das medidas para melhorar a dinâmica da oitava estrada portuguesa mais mortal e que em tempos chegou a ser a segunda mais perigosa.

Durante a apresentação da variante a Olhão, Santinho Faísca disse também que a zona de requalificação da Estrada Nacional 125 abrange cerca de 65 por cento da totalidade da extensão, oito por cento é para travessias urbanas, outros oito serão para as rotundas, mais oito por cento para as variantes e 6,5 por cento em controlo de gestão de tráfico.

A obra de requalificação, cujo investimento total previsto é de 150 milhões de euros, prevê uma quebra de 50 por cento de acidentes rodoviários. "Salvar vidas" e "eliminar todos os pontos negros na EN-125 e todas as viragens à esquerda" foram as palavras de ordem proferidas pelo secretário de Estado Adjunto e Obras Públicas após a apresentação em Olhão da nova variante que ligará a cidade à Via Infante (A22).

Paulo Campos assegurou hoje que, com a concessão Algarve Litoral, a primeira concessão rodoviária de uma estrada nacional – antes só havia acontecido com itinerários principais e secundários – vai eliminar todos os pontos negros da EN-125, via que une Sagres a Vila Real de Santo António. O governante deslocou-se também aos concelhos de Albufeira e Lagos para apresentar em detalhe os benefícios da concessão Algarve Litoral, lançada oficialmente domingo em Portimão pelo primeiro-ministro, José Sócrates.

Em Albufeira a requalificação da E-125 abrange 11 quilómetros e inclui a implantação de vias de serviço em um quilómetro na zona da Guia e a colocação de três novas rotundas, em Lagoas, Fontainhas e Pata de Cima. A requalificação entre o Zoomarine e o Nó da Guia, assim como o tratamento urbano da travessia da Pata também fazem parte da lista de obras para o concelho de Albufeira.

Em Lagos, a requalificação vai abranger 20 quilómetros de EN-125 e inclui a construção da variante de Lagos e a ligação à Estrada Municipal 577 (Meia Praia).

O tratamento urbano na travessia de Odiáxere, a implementação de vias de serviço no quilómetro junto à zona de Chinicato e o aparecimento de seis novas rotundas são os planos para aquele concelho do barlavento algarvio.

Segundo o documento da EP entregue à comunicação social, os actuais 187 quilómetros de EN-125 vão contar com "157,5 quilómetros de requalificação" e "29,5 quilómetros de construção".