VÁRIAS CENTENAS DE UTILIZADORES DE BICICLETA ATRAVESSAM A PONTE VASCO DA GAMA COM A SUA BICICLETA

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) organizou no passado dia 21 Junho um passeio em bicicleta, intitulado “Travessia da Ponte Vasco da Gama e da Ponte de Vila Franca de Xira com a tua bicicleta – Tejo Ciclável”, em parceria com a Lusoponte / Mapfre / Planbelas / Miranda Correia Amendoeira & Associados.


Poderá visualizar as fotografias AQUI

O evento foi aberto aos associados da FPCUB e excepcionalmente a alguns não – sócios. A FPCUB pretendeu com esta iniciativa:

– Promover a utilização da bicicleta como forma de mobilidade sustentável e complementar aos transportes colectivos e ao andar a pé, não poluente, ecológica e saudável, tanto como meio de lazer e forma de conhecer "o outro lado" das nossas cidades, mas também como veículo utilitário para as pequenas deslocações pendulares: casa – trabalho ou casa – escola;

– Promover hábitos de vida saudáveis;

– Divulgar e promover a Área Metropolitana de Lisboa através da bicicleta;

– Valorizar a oferta turístico – cultural da Área Metropolitana de Lisboa (património, gastronomia, artesanato, arquitectura);

– Promover a ligação das duas margens do Tejo em bicicleta.

Existiram quatro formas possíveis de participação. Primeira, juntarem-se ao longo do percurso ou deslocarem-se de comboio até Vila Franca de Xira e reduzir o percurso em cerca de 28 quilómetros. Segunda, usar a Soflusa a partir do Cais do Sodré para o Montijo, fazendo praticamente no total 22 quilómetros. Terceira, usar o comboio da Fertagus até ao Pinhal Novo tornando o percurso total em cerca de 35 quilómetros. Quarta, fazer o total do percurso em 84 quilómetros.

Existiu uma estrutura de apoio com carro-vassoura caixa aberta, mais quatro viaturas de transporte de nove pessoas, duas viaturas da C.M Alcochete, sendo uma de passageiros e outra de caixa aberta. Os Bombeiros de Samora Correia asseguraram o apoio entre a partida e Limite de Alcochete. Os Bombeiros Voluntários de Alcochete, desde do Freeport.

Este passeio teve uma inscrição obrigatória cujas receitas, depois de subtraídas todas as despesas revertem para duas Organizações Não Governamentais de Solidariedade Social.

Pese embora a alta temperatura do dia, entre os 38~40 ºC a grande maioria dos participantes delirou com a passagem das duas pontes, a de Vila Franca de Xira e Vasco da Gama, num total de cerca de 84 quilómetros ou os outros percurso alternativos.

A avaliação que a FPCUB faz do evento é francamente positiva.