Bicicletas e Comboios – Dê a sua opinião

A CP Lisboa e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) estão a trabalhar em parceria no sentido de atrair os utilizadores de bicicletas aos comboios na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Além da gratuitidade do transporte sem quaisquer restrições de horários, tem agora um plano para alargar os estacionamentos (seguros) das bicicletas junto às estações.

Deseja-se incentivar a deslocação em bicicleta em parte do trajecto Casa / Escola / Trabalho ou Lazer em complemento da viagem de comboio.

Dado que a FPCUB foi convidada para dar um parecer sobre as estações onde instalar novos estacionamentos, vimos lançar um desafio: diga-nos a estação de comboios onde gostaria de deixar a sua bicicleta antes de viajar!

Esta parceria está em vigor nas linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado.

Participe enviando um e-mail para: fpcub@fpcub.pt.

Verificamos que algumas pessoas aplaudem a nossa iniciativa e outras que exprimem a sua opinião desta forma: "E o resto do País é paisagem? Só Lisboa é que é Portugal, viva o centralismo! ".

Informamos que a FPCUB foi contactada pela CP – Região de Lisboa, e que é graças a nós que é possivel transportar a bicicleta de forma gratuita nos Comboios da CP, no Metro de Lisboa e Porto (e Funicular), na Fertagus, nos barcos da Transtejo e Soflusa.

A Senhora responsável pela área comercial da CP – Região de Lisboa, é uma utilizadora diária de Bicicleta, casa-trabalho, que tem sido fulcral para a existência de estas iniciativas ao longo dos anos, e foi por sua iniciativa que surgiu a consulta que estamos a dirigir aos associados da FPCUB. 

A vossa crítica faz sentido, no entanto este projecto está a ser desenvolvido pela CP – Região de lisboa, sendo que, para que se possa abranger a outras áreas, terão de ser os utilizadores a apresentar novas propostas junto dos responsáveis da CP dessas regiões.