Petição “Alteração do Código da Estrada reforçando direitos de ciclistas e peões”

A petição esteve indisponível durante uns dias, pois o site onde estava alojada ficou inoperacional. No entanto foram recuperadas todas as assinaturas e está disponível nova petição noutro site.

Quem já assinou a anterior, NÃO deve assinar esta, pois já se encontra na listagem recuperada da petição anterior.


ATENÇÃO: A petição deve ser assinada com o nome completo, solicitamos a quem já tenha assinado mas com o nome incompleto para que assine de novo mas com o nome completo.

A FPCUB – Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta apoia uma petição à Assembleia da República no sentido da tomada das iniciativas legislativas necessárias com vista à alteração do Código da Estrada (Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro) de forma a aumentar a segurança rodoviária dos ciclistas e, consequentemente, de todos os utilizadores da via pública.

De facto, Portugal tem assistido, nos últimos anos, a um aumento significativo da utilização da bicicleta em actividades de lazer, mas também como modo de transporte quotidiano. Todavia, o Código da Estrada português, ao contrário das legislações congéneres de outros estados-membros da UE, não protege o ciclista, contendo até normas que encorajam comportamentos de risco por parte de outros utilizadores da via pública, designadamente os automobilistas.

Impõe-se, pois, a alteração dessas normas do Código da Estrada, como aliás foi reconhecido na última Legislatura por todos os partidos com assento na Assembleia da República, designadamente através da Resolução nº 80/2009, que recomenda ao Governo que proceda a alterações no Código da Estrada, reforçando os direitos de ciclistas e peões.

Importará, consequentemente, que o Código da Estrada português possa convergir com as demais legislações congéneres de outros estados-membros da UE nas matérias relacionadas com a circulação de velocípedes, modificando o seu articulado no que respeita à segurança dos ciclistas.

Para assinar a petição siga o seguinte link:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=proque