A FPCUB na Velocity Sevilha 2011

Teve lugar em Sevilha de 23 a 25 de Março a Conferência Internacional Velocity Sevilla 2011. A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) fez-se representar pelo Presidente José Manuel Caetano e pelo membro do Conselho Consultivo para a Mobilidade Sustentável, Miguel Barroso.

 

 

 

A conferência teve como mestre-de-cerimónias GuillermoPeñalosa, que já tinha marcado presença no 8º Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” (que teve lugar igualmente em Sevilha, com a organização conjunta da FPCUB e a ContraMano), onde fez uma excelente apresentação.

Nomes como Gro Harlem Brundtland, Lynn Sloman, Francesco Tonnucci, entre outros, também estiveram presentes, e os plenários foram não só muito interessantes, mas acima de tudo, inspiradores. Assistir a estes eventos, para além do manancial de informação que se retira, inspira qualquer participante a fazer mais pela sua comunidade, cidade ou país. Recomenda-se a visita à páginado evento, onde se pode saber um pouco mais sobre as apresentações que foram feitas, e também sobre cada um dos oradores.

A Câmara Municipal de Lisboa também esteve presente, e apresentou numa mesa redonda o que tem sido feito na cidade. Do mesmo modo, o projecto LifeCycle de Aveiro também fez a sua apresentação, e os responsáveis pelo projecto, mostraram em primeira mão, um excelente video promocional.

Com quase 1000 participantes, e com a grande maioria a deslocar-se de bicicleta, Sevilha viu as suas ruas (ainda) mais cheias de bicicletas.

 

 

 

 

 

Para além dos plenários, apresentações e workshops, havia uma zona de exposições. Maioritariamente ocupada por empresas a promover estacionamentos para bicicletas (dos mais variados tipos) ou sistemas de bicicletas de uso partilhado, estiveram também presentes várias associações, e outras entidades relacionadas com o universo das bicicletas.

 

 

 

 

 

Foi também uma oportunidade de estabelecer contactos e debater ideias. Neste âmbito, foi fundamental o contacto com a ECF – European Ciclists’ Federation,tendo resultado na nomeação de um elemento da FPCUB para o grupo de trabalhosobre a temática dos capacetes. Igualmente, os contactos com a ConBici (Coordinadora en Defesa de la Bici) foram bastante proveitosos e úteis.