Transporte de Bicicletas em Autocarros no Funchal

A Empresa de Transportes Públicos Horários do Funchal implementou em Setembro de 2010 um serviço de transporte de bicicletas em autocarro em três carreiras da rede urbana e que foi estendido para 5 carreiras em Janeiro de 2011.

Este serviço, inserido no projecto CIVITAS-MIMOSA, é particularmente importante na cidade do Funchal devido aos declives acentuados que a caracterizam. Para encorajar a utilização da bicicleta como modo de transporte diário foram instalados 14 suportes na traseira de autocarros e colocados alguns estacionamentos de bicicletas em pontos estratégicos da cidade. Tudo isto possiblita que as pessoas usem a bicicleta em conjunto com o autocarro de forma a vencerem confortavelmente os referidos declives.

Foi lançado em plena campanha da Semana Europeia da Mobilidade, na sua edição de 2010, e tem recebido uma grande notoriedade entre os cidadãos e turistas do Funchal.

A FPCUB congratula-se com esta iniciativa da ‘Horários do Funchal Transportes Públicos S.A.’ que ao permitir o transporte de bicicletas em autocarros no Funchal, prossegue os objectivos de uma política de mobilidade sustentável e afirma a bicicleta como complemento do transporte diário, sendo merecedora de reconhecimento.

Pode consultar aqui as condições do serviço.

{gallery}funchal{/gallery}