Inquérito – Gestão da Mobilidade em Bicicleta

Está em curso um inquérito on-line direccionado a utilizadores de bicicleta em Lisboa, no âmbito da Tese de Mestrado em Engenharia do Território do Instituto Superior Técnico (IST), que tem como tema “Gestão da Mobilidade em Bicicleta – necessidades, factores de preferência e ferramentas de suporte ao planeamento e gestão de redes”, sob a orientação científica dos Professores Jorge Batista e Silva (jbsilva@ist.utl.pt) – Secção de Urbanismo, Transportes Vias e Sistemas / Núcleo de Urbanismo e Ambiente (NUA) do CESUR – e Prof. Alexandre Bacelar Gonçalves (alexg@civil.ist.utl.pt) – Secção de Sistemas de Apoio ao Projecto – do Departamento de Engª Civil, Arquitectura e Georrecursos.

Embora focado na mobilidade em bicicleta e nas preferências e critérios dos utilizadores nas escolhas de percursos em Lisboa, o inquérito inclui também questões relativas à utilidade e funcionalidade de uma plataforma de apoio a utilizadores de bicicleta na escolha de percursos em Lisboa (utilizando tecnologias SIG), que ao mesmo tempo dará informação para a gestão da rede ciclável e gestão da mobilidade urbana, informação que poderá ser utilizada para apoiar decisões na gestão, planeamento e expansão da rede, assim como para recolher opiniões sugestões e feedback da comunidade de utilizadores.

As respostas do inquérito visam identificar perfis de utilizadores de bicicleta em meio urbano, e as suas necessidades e propostas em termos de melhorias de infra-estruturas e da rede ciclável.
O inquérito está disponível em www.InqueritoBicicleta.pt.to e o tempo estimado para preenchimento do inquérito é de 5 a 10 minutos. O público-alvo são utilizadores de bicicleta em Lisboa. As respostas serão alvo de tratamento estatístico de dados com fins meramente académicos.