Transporte de bicicletas nos Comboios de Médio e Longo Curso

Que utilizadores e que dificuldades? – Consulte os resultados do inquérito que a FPCUB apoiou e divulgou

Decorreu durante três semanas (limite), um questionário a nível nacional com uma amostra de cerca 2000 inquiridos, sendo que o maior número de respostas, 60%, vieram das zonas de Lisboa e Vale do Tejo.

27% dos inquiridos utiliza a bicicleta diariamente, e a proporção mantém-se relativamente homogénea (>30%) para 1 a 2 e 3 a 5 utilizações por semana.

Grande parte dos inquiridos utiliza bicicletas para o dia-a-dia: emprego, compras e passeios ocasionais com bicicletas tipo BTT (todo-o-terreno), Estrada e Urbanas e existindo uma parcela significativa de bicicletas dobráveis.

60% dos inquiridos conjugam a bicicleta e o comboio regularmente, e mais de 90% mostraram-se interessados em utilizar a bicicleta com os comboios de Longo Curso por mais de 5 vezes ao longo do ano.

Pela impossibilidade de transportar a bicicleta no comboio de Médio e Longo curso, mais de 50% dos inquiridos transportaram a bicicleta de automóvel e 10% transportaram de autocarro.

Maior parte dos inquiridos pretende viajar entre capitais de distrito do país.

Paralelamente a este inquérito, decorreu um outro em redes online a nível europeu envolvendo portugueses e outros europeus a residir no estrangeiro e com interesse em visitar Portugal de bicicleta e poder alternar a bicicleta com o comboio em certos percursos e distâncias. As 73 respostas deste questionário distribuem-se geograficamente pelos seguintes países: França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda, Luxemburgo, Dinamarca, Suíça e Bélgica.

Porquê este estudo?

Após um Tróia-Sagres de 4 dias a pedalar em autonomia, chegado a Lagos dirigi-me à estação da CP para questionar a possibilidade de transportar a bicicleta no comboio regional até Tunes e Intercidades para Lisboa ou Setúbal. Foi-me respondido que essa possibilidade dependia da boa vontade do revisor do Intercidades.

Contrariamente à falta de vontade da CP, fui ao terminal dos autocarros, onde pude ser transportado e acompanhado da bicicleta rumo a Sete Rios.

Conclusão

Com a pretensão de umas férias ambientalmente sustentáveis, sou forçado a confirmar e a transcrever o seguinte título:

“CP deixa cair cair objectivos de coesão territorial e mobilidade para toda a população” (Jornal Público, Seg 27 Ago 2012, pag.9)

Este inquérito contou com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

A apresentação dos resultados far-se-á ao Secretário de Estado dos Transportes assim como ao Sr. Presidente da CP, aos quais será pedida uma audiência para a apresentação de propostas e colaboração no sentido de retomar o apoio que a CP tem vindo a retirar às bicicletas, face à crescente procura da utilização da bicicleta e transportes públicos para turismo ou deslocações.

Pedro Sanches

Utilizador de bicicleta