Volta à Murtosa em Bicicleta juntou 800 participantes

Mais de oitocentas pessoas, de todas as idades, participaram hoje, dia 30 de Setembro, na III edição da Volta à Murtosa em Bicicleta, naquele que foi, até hoje, o mais participado dos eventos cicloturísticos realizados no Município da Murtosa.

A Volta à Murtosa, organizada pela Câmara Municipal em parceria com as associações locais, no âmbito do Projeto “Murtosa Ciclável”, mostrou a capacidade mobilizadora da coletividades e a forte adesão dos Murtoseiros à cultura da bicicleta. Registe-se igualmente, a forte participação de ciclistas vindos de fora do Concelho, que se quiseram associar a este mega passeio cicloturístico, que, ao longo de 33km, percorreu todas as Freguesias do Município.

À semelhança da edição 2010, que contou com a participação de António Leitão e Venceslau Fernandes, e da edição de 2011, onde marcou presença o ciclista Joaquim Sousa Santos, vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta em 1979, também a edição deste ano contou com um leque de convidados especiais: Cândido Barbosa, um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos, as jovens promessas do ciclismo Murtoseiro Marcelo Vieira, Alexandre Matos e Mariana Almeida e uma equipa murtoseira de BTT, a BALP BTT Team.

Antes da partida, no Parque Municipal da Saldida, o Presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Baptista, agradeceu o empenho das coletividades locais e a presença de todos, considerando ser esta Volta, pela extraordinária adesão, um momento inequívoco de afirmação do Município da Murtosa no domínio da promoção da bicicleta. Agradeceu a todos os convidados e, de modo especial, a Cândido Barbosa que, amavelmente, acedeu ao convite da Câmara Municipal para participar na iniciativa. Elogiou, igualmente, o desempenho dos jovens ciclistas convidados, que têm alcançado excelentes resultados, dando como exemplo o título de campeã nacional em infantis femininos obtido por Mariana Barbosa.

A enorme caravana iniciou, depois o percurso pelas ruas das quatro freguesias do Concelho, com paragem no Largo da Varina, na Torreira. O passeio terminou novamente no Parque Municipal, onde decorreu um almoço convívio. Depois do Grupo Musical Bunheirense, em 2010, e do Núcleo Sportinguista da Murtosa, em 2012, este ano coube à Associação Cultural e Desportiva do Monte coordenar a logística do almoço.

30 de Setembro de 2012

Gabinete de Comunicação da CMM

Passeio que contou com o apoio da FPCUB

Volta03