Recomendação ao Governo da criação de condições para o transporte de bicicletas na CP

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, participou na “Unidade de Missão para a criação de uma Carta de Mobilidade Ligera” com dois elementos dos seus dos Órgãos Sociais. Nesta Unidade de Missão participaram também a REFER, CP, Estradas de Portugal, IMT, ANSR, Turismo de Portugal, Associação Nacional de Municípios Portugueses, PSP, GNR, e Instituto do Território.

A FPCUB apresentou uma proposta para discussão sobre a possibilidade de transporte de bicicletas nos comboios de longo-curso, tendo sido aprovada na Unidade de Missão, em que o representante da CP assumiu o compromisso de essa possiblidade ser concretizada, e que a própria CP já tinha há algum tempo iniciado um processo de estudo técnico do transporte de bicicletas nos comboios de longo-curso.

Prevê-se que as composições de bares dos inter-cidades sejam convertidos em espaços para transporte de bicicleta, assim que terminem as suas consessões, optando-se pela disponibilização de máquinas automáticas de café. Para os Alfa-Pendulares, estão em estudo as hipóteses de trtansporte de bicicletas nas carruagens existentes, e as novas composições já virem adaptadas para o efeito.

Resolução da Assembleia da República n.º 43/2013 Recomenda ao Governo a criação de condições para o transporte de bicicletas na CP — Comboios de Portugal, E. P. E. (CP, E. P. E.)