Oficinas de recuperação de caminhos e taludes e caminhada – 26 e 27 Outubro – Projeto Educar para Prevenir

O Projeto Educar para Prevenir está a organizar para o fim de semana de 26 e 27 de Outubro três atividades de educação ambiental e recuperação do município de Oliveira do Hospital após a tragédia dos incêndios de Outubro do ano passado.

No dia 26, entre as 14h00 e as 18h00 decorrerá uma oficina de recuperação de caminhos, com ponto de encontro na Catraia de S. Paio, junto ao Lidl.
No dia 27, entre as 9h30 e as 12h30 decorrerá uma oficina de recuperação de taludes, com ponto de encontro na Catraia de S. Paio, junto ao Lidl.
Também no dia 27 decorrerá uma caminhada, com partida da Ponte das Três Entradas (junto à escola Secundária) num percurso circular com cerca de 10 km. No final haverá um lanche partilhado. Duração prevista da caminhada 14h00-17h00 e lanche 17h00-18h00.

Inscrições
Oficina de recuperação de caminhos: https://goo.gl/forms/ga8dXlZ4XAB9eXWG3

Oficina de recuperação de taludes: https://goo.gl/forms/a9xl9ykqAfRy4lJZ2

Caminhada: https://goo.gl/forms/esZcEruqJn5d57Z72

 

Memória descritiva:
Os taludes de territórios ardidos ficam particularmente vulneráveis à erosão, escorrimento de nutrientes e deslizamento de terras, devido à perda do serviço de estabilização de solos prestado pelo sistema radicular de árvores e demais vegetação. A recuperação de taludes é por isso uma das áreas chave na reabilitação de territórios ardidos. A iniciativa Oficina de Recuperação de Taludes visa transmitir à população:
● A importância destes tipo de obra;
● Uma introdução às melhores práticas de engenharia natural com vista a
intervenções ecológicas com elevada valorização do território;
● Trabalho prático de campo.

Os caminhos florestais têm por um lado um valor cultural porque abrem às pessoas o usufruto da paisagem e o património natural lá contido, mas têm também um elevado valor de prevenção de fogos, porque criam interrupções no contínuo vegetal, contribuindo para a contenção da propagação de fogos. Os caminhos devem essencialmente ser percorridos para ser mantidos, mas após um fogo são necessários cuidados suplementares para limpeza de detritos e demarcação do traçado.
A iniciativa Oficina de Recuperação de Caminhos visa transmitir à população:
● A importância destes tipo de intervenção;
● Uma introdução às melhores práticas de engenharia natural com vista a intervenções ecológicas com elevada valorização do território;
● Trabalho prático de campo.