Posição pública FPCUB – Quarteira – Algarve

Posição pública da FPCUB face à contestação pela oposição às alterações efetuadas pela Câmara Municipal de Loulé em Quarteira – na Avenida Mota Pinto – Francisco Sá Carneiro.

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) vem manifestar o seu apoio à CM de Loulé por estar a implementar em Quarteira obras que concretizam projetos de mobilidade ativa.
Estamos a assistir a uma mudança de paradigma na mobilidade urbana, que consubstancia a redução da excessiva dependência do automóvel particular e das suas externalidades negativas e aposta no caminhar, no pedalar, no uso de transportes colectivos, na requalificação do espaço público, nas acessibilidades e na humanização das vilas e cidades. Relembramos que Portugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2050 e este tipo de intervenções contribuem para essa descarbonização e estão previstas nas medidas de fundo.
A FPCUB tendo consultado o projeto Quarteira Lab na Avenida Mota Pinto – Francisco Sá Carneiro, dá o seu aval às soluções preconizadas, que seguem as boas práticas a nível europeu e internacional e ainda contribuem para a redução dos limites de velocidade e incremento da segurança. A FPCUB faz uma ligeira recomendação técnica para a redução do separador central da referida avenida, de ambos os lados, de forma que os transportes públicos circulem com maior margem de manobra.
A FPCUB sublinha que estes projetos, além dos incontestáveis benefícios para a mobilidade e qualidade de vida urbana, vai permitir fazer ligações seguras à Rede EuroVelo / Ecovia do Algarve, dando resposta à cada vez maior procura do Turismo em Bicicleta, que representa uma receita de 44.000 milhões de euros a nível europeu.
22 de Fevereiro de 2019
Pela FPCUB