Aquisição de carruagens pela CP e adaptação ao transporte de bicicletas – Carta ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação

“Lisboa, 7 de Julho de 2020

Sua Excelência Ministro das Infraestruturas e da Habitação,
Dr. Pedro Nuno Santos,
Vem a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) saudar a aquisição das carruagens pela CP à Renfe, reforçando desta forma a rede nacional de transportes colectivos públicos com um dos meios de transporte colectivo considerado mais ecológico. Acresce igualmente a saudação na adaptação para o transporte de bicicletas das referidas carruagens.
Contudo, a FPCUB prezaria ver avaliadas algumas questões que considera pertinentes para uma adaptação adequada às necessidades da bicicletas a transportar:
 Aumento do limite de peso, nos casos em que este limite é de 15 kg, para 25 kg de modo a permitir o transporte de bicicletas eléctricas;
 Colocação de borrachas nos ganchos onde se irá situar a roda, de modo a evitar danos nos aros;
 Colocação de argolas nos locais onde seja possível passar os cadeados, para ser possível
prender a bicicleta;
 Inclusão de pequena fivela que permita apertar a bicicleta, de forma a garantir uma melhor segurança no transporte das bicicletas.
A título de exemplo encontram-se, em anexo, imagens com algumas soluções para transporte de bicicletas praticadas na rede ferroviária francesa.
Como última nota relativa ao transporte de bicicletas por comboio, a FPCUB gostaria de frisar que o planeamento da rede ferroviária e a adaptação para inclusão da bicicleta neste meio de transporte não depende apenas da entidade responsável pelas carruagens. Sendo as estações ou apeadeiros da responsabilidade de uma entidade distinta, é essencial a colaboração de ambas entidades para que seja possível alcançar uma integração harmoniosa da bicicleta na cadeia de viagem.
Sem outro assunto de momento.
Com os melhores cumprimentos.”