Balanço da Semana Europeia da Mobilidade 2020

A Semana Europeia da Mobilidade decorreu entre 16 e 22 de Setembro, sob o tema “Emissões Zero. Mobilidade para Todos”. Durante estaa semana a FPCUB organizou vários eventos, on-line e presenciais (cumprindo todas as regras da DGS).

No dia 17 de Setembro organizou o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, onde 13 pessoas e entidades foram distinguidas. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas na cerimónia, que contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Dr. Eduardo Pinheiro. As fotografias do evento podem ser vistas aqui.

No dia 19 de Setembro organizou a terceira aula de dois cursos de iniciação à bicicleta com um total de 51 inscritos. Foi feita uma reportagem pela Lisboa Capital Verde, a uma família (pai, mãe e filho) que foram juntos aprender a andar de bicicleta e que adquiriam bicicletas através do apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

No dia 20 de Setembro organizou o Lisboa Ciclável que contou com 415 inscritos, que foram divididos por horários para passar no Terreiro do Paço. Os participantes foram convidados a percorrer as ciclovias da cidade de Lisboa. Foi aplicado um questionário de satisfação em relação às ciclovias em que obtivemos 293 respostas válidas. Os resultados podem ser consultados aqui. O evento contou com a presença do movimento pela ciclovia da Av. Almirante Reis. Foi ainda promovido o desafio “Bicicleta 1 – Covid 0” em que os participantes foram desafiados a enviar fotos a percorrer as ciclovias de Lisboa naquele dia. As fotografias do evento e do desafio podem ser vistas aqui. Tivemos duas participantes no evento que aprenderam a andar de bicicleta nos nossos cursos de iniciação à bicicleta, uma em Julho e outra em Setembro, o que é bastante gratificante.

Também neste dia a delegação do Porto da FPCUB organizou no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade “DE BICLA 1 DOMINGO POR MÊS”.

No dia 21 de Setembro organizou o debate “Emissões Zero. Mobilidade para todos” via zoom, que teve como oradores: Miguel Gaspar, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa; Sophie Matias, Vereadora da Câmara Municipal de Faro; Luís Natal Marques, presidente da EMEL; Salvador Mendes de Almeida da Associação Salvador; Henrique Sánchez da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e Filipe Beja do Conselho Consultivo para a Mobilidade Sustentável da FPCUB. O debate foi moderado por Mário Meireles. Na sessão on-line do zoom assistiram 41 pessoas, mais 26 no direto no Facebook. A transmissão no Facebook alcançou já 10.879 pessoas. Deixamos o link do debate para quem não assistiu.

No dia 22 de Setembro organizou duas sessões on-line para escolas, com uma apresentação sobre como ir de bicicleta para a escola, que alcançou cerca de 200 alunos, com um feedback muito positivo dos professores e dos alunos envolvidos.

Também no dia 22 organizou um Bike to Work a nível nacional, que foi notícia no Público, na rádio Observador e alguma imprensa local e regional. Participaram 51 pessoas de 15 concelhos de norte a sul do país e 18 entidades divulgaram a iniciativa pelos seus trabalhadores. Cada participante enviou uma fotografia, que pode ver aqui.