FPCUB propõe incentivos financeiros para promover a bicicleta

A Federação Portuguesa de Cicloturismo  Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) propôs que o Orçamento de Estado 2021 (OE2021) promova a utilização da bicicleta através de um incentivo financeiro, levando a premiar com 0,24€ por km pedalado quem se desloque para o trabalho de bicicleta. Esta medida, semelhante a outras existentes em países europeus, se for acolhida, pode estipular um valor máximo atribuído a cada pessoa que pedale para o trabalho. A FPCUB propôs que esse valor seja próximo dos 600 € por ano e por pessoa.
Para além desta medida, a FPCUB propõe ainda que o apoio à criação de ciclovias previsto no Portugal 2030 considere também ciclovias urbanas, isto porque as redes cicláveis urbanas são condição necessária para que mais pessoas utilizem a bicicleta.
A par disto, a FPCUB propõe ainda que o Governo apoie a implementação de sistemas de bikesharing nas cidades e vilas portuguesas, reduza o IVA para as bicicletas convencionais e inclua a temática da bicicleta – com teoria e prática – nos conteúdos escolares, entre outras medidas.
Pela FPCUB