Um Marginal na Marginal

A FPCUB foi recentemente contactada pelo Arquitecto Tiago Andrade Santos, um utilizador diário de bicicleta nos concelhos de Oeiras e Cascais.

Dadas as recentes resoluções, decretadas pelas Câmaras Municipais de Oeiras e Cascais, de proibir a circulação de bicicletas nos paredões à beira mar, o Arq. Tiago Andrade Santos elaborou um excelente documento intitulado “Um Marginal na Marginal”.

Numa primeira parte, esse documento demonstra a discriminação que é efectuada à bicicleta (por exemplo, não permitindo que circule no paredão mas permitindo que em outros locais os passeios sirvam de parque de estacionamento para automóveis).

Continua depois mostrando bons exemplos de politicas praticadas um pouco por todo o mundo, utilizando esses exemplos para provar que é possível a circulação de bicicletas no paredão em segurança para os ciclistas e demais utilizadores da infraestrutura.

Apesar da qualidade do documento, uma só voz (e voto) não é suficiente para influenciar quem decide. É necessário juntar muitas vozes.

Por isso o Arq. Tiago Andrade Santos pediu à FPCUB para divulgar o seu trabalho e servir de elo de ligação a todos os que se revejam nas suas ideias.

Pedimos assim a todos os utilizadores de bicicleta dos municípios de Cascais e Oeiras que queiram unir a sua voz que contactem a FPCUB através dos seguintes contactos:

E-mail: fpcub@fpcub.pt

Telefone: 213159648

Fax: 213561253

Secretariado da FPCUB (3ªs e 6ªs das 18.00h às 22.30h):
Rua Bernardo Lima, 35, 2º B
Lisboa
Portugal
1150-075

Carregue aqui para fazer download do documento.

 


Slogans para defender o uso da bicicleta elaborados pelo Arq. Tiago Andrade Santos (carregue para ampliar):

{mosimage}