VI CONGRESSO IBÉRICO “A BICICLETA E A CIDADE”

13 e 14 de Outubro 2006
Córdoba – Espanha

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) esteve presente no VI Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” que decorreu entre 13 e 14 de Outubro 2006 na cidade de Córdoba, Espanha. Este congresso, que decorre cada 2 anos e alternadamente entre Espanha e Portugal, reúne diversas associações ibéricas promotoras do uso de bicicleta, assim como entidades dos poderes local e central e responsáveis pelo sector dos transportes. A FPCUB foi fundadora deste congresso ibérico.

Na sua apresentação, a FPCUB fez um balanço do V Congresso realizado em Oeiras e deu a conhecer as mais recentes novidades sobre a utilização de bicicleta em Portugal. Os cerca de 100 participantes ficaram a saber que a venda de bicicletas em Portugal tem aumentado exponencialmente (40% em 2006 – BTT e City Bike); que diversos operadores de transportes públicos permitem agora o transporte gratuito de bicicletas e alargaram os horários; que mais ciclovias e bicicletas de utilização gratuita tem surgido em Portugal. A FPCUB deu também a conhecer as recentes alterações no Código da Estrada que protegem o utilizador de bicicleta (prioridade nas rotundas, homologação de cadeira para transporte de crianças, existência legal das ciclovias).

As diversas associações e participantes individuais ficaram igualmente a conhecer os passeios de bicicleta que a FPCUB organiza com regularidade através da projecção de fotos, os quais têm tido grande participação do público e a presença de governantes.

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta comunicou que organizará em 2008 o VII Congresso Ibérico “A Bicicleta na Cidade” numa região portuguesa ainda a designar.

Alguns participantes do congresso têm realizado manifestações ciclonaturistas em Espanha, eventos que despertaram o interesse do presidente da FPCUB, José Manuel Caetano, o qual gostaria de realizar algo semelhante em Portugal.

Do primeiro dia de congresso destacam-se as seguintes intervenções:

• Dr. Tejero Mateo do Serviço de Cardiologia do Hospital Reina Sofia que abordou os benefícios para a saúde da utilização de bicicleta.
• Projecto de Rede Ciclável de Sevilha apresentado pela autarquia
• Experiência da Polícia Local de Cordoba em Bicicleta
• Vias Verdes na Andaluzia
• Encontros Cicloturistas da ConBici
• A Bicicleta e sua utilização com o Comboio em Espanha

No segundo dia de congresso destacam-se as seguintes intervenções:

• Federação Ciclista Europeia (ECF)
• Experiência da Massa Critica em Sevilha
• Pacto Andaluz para a Bicicleta
• Projecto Bicicletas Solidárias que distribui gratuitamente bicicletas a pessoas carenciadas em Espanha e em vários países em desenvolvimento
• Experiências europeias de bicicletas de utilização gratuita
• Estratégias para abordar instituições e promover o uso de bicicleta

Site do VI Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”:

http://www.congresoibericobici.org/