A bicicleta todo o Terreno ( BTT )

FELIZ INVENÇÃO DO AMERICANO GARY FISCHER

Hoje em dia, qualquer pessoa minimamente ligada ao fenómeno do uso da bicicleta terá a imediata sensação de que algo de novo se passou no mundo das duas rodas sem motor. De facto, um novo conceito de bicicleta começa a impor a sua lei, e pouco a pouco, todos têm vindo a  aderir à bicicleta todo o terreno.

Trata-se da bicicleta de todo-o-terreno, mais conhecida por mountain-bike, invenção do americano Gary Fischer, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Gary Fischer foi desde sempre um grande apaixonado pelo mundo das bicicletas, chegando mesmo a participar em algumas provas. No entanto, Fischer, não só se sentia fascinado pela bicicleta no capítulo da competição, pois considerava que ela representava também importante solução como meio de transporte em alternativa ao automóvel. Na década de setenta, com as sucessivas crises de petróleo muitas questões se colocavam nos Estados Unidos, país em que o automóvel assume decisiva importância. Fischer, considerou que era de facto o momento ideal para que se divulgasse a bicicleta, como meio de transporte alternativo, o que sem dúvida iria trazer muitos benefícios ao escoamento de tráfego nas grandes cidades, para além de contribuir decisivamente para um ambiente mais saudável.

No entanto, existia uma enorme lacuna nas bicicletas da altura, pois não existia no mercado um só modelo que pudesse ser ao mesmo tempo usado na estrada e fora dela. O norte-americano achava que a bicicleta deveria ter dupla função. Assim, para além de nos servir de meio de transporte diário, nas ruas das grandes cidades, deveria ainda possibilitar ao seu utilizador um passeio de evasão, durante o fim-de-semana, por entre campos, longe das grandes cidades, possibilitando assim um contacto com a Natureza.

José Manuel Caetano inicia através de artigos do jornal duas rodas em 1987 a promoção da bicicleta todo o terreno, através do centro português de cicloturismo, que esteve na génese da FPCUB.
A "montanhesa" foi a alcunha inicial da btt, sendo a musica "La Bamba" o êxito musical da época.

As bicicletas de corrida e passeio existentes só cumpriam a primeira destas funções, pois quando tocava a uma utilização fora da estrada, elas evidenciavam as insuficiências, obrigando o utilizador a escolher outro caminho.

Foi assim que no ano de 1972 Gary Fischer, em colaboração com Tom Tichey, Joe Bree, Charlie Cunningham e ainda muitos outros deram forma à sua ideia de um novo conceito de bicicleta, apto para circular em qualquer estrada, mas com todos os requisitos, para uma utilização fora dela.

O modelo foi construído, tendo por base uma tentativa feita nos anos trinta, de construção de uma bicicleta de todo-o-terreno. Tratava-se de um modelo construído por Ignaz Schwinn, que tinha inegáveis qualidades em termos de robustez, mas via no elevado peso o seu principal defeito, razão pela qual nunca teve muitos adeptos.

No ano de 1974, surgia finalmente o primeiro modelo de Fischer e seus pares, que embora fosse bastante rudimentar em relação às mountain-bike da actualidade, possuía inegáveis melhoramentos em relação à invenção de Schwinn. A nível de quadro, tudo parecia diferente em relação às vulgares bicicletas. Assim os tubos eram consideravelmente mais largos e resistentes, pois só assim poderiam resistir às muitas irregularidades dos pisos de terra. O guiador, foi também consideravelmente modificado, sendo agora um tubo horizontal, para que a condução em terra fique assim mais facilitada. Alvo de grandes atenções, foram os pneus, que tiveram de sofrer grandes alterações, para que assim pudessem circular sem problemas em pisos de terra. Por isso, foram dotados com vários pitons, bem como de uma considerável largura. Também grandes atenções teve o sistema de transmissão. A primeira mountain bike tinha assim grandes desmultiplicações, pois era esta a única forma de se conseguir ultrapassar os mais diversos obstáculos que se deparam a quem anda em pisos de terra.

A partir desta data, a bicicleta de montanha não mais pararia, começando definitivamente a assumir-se como uma nova proposta a ter em conta, aquando da aquisição de um novo modelo.

No ano de 1977, Joe Bree lançaria ele próprio um modelo de sua autoria, que no entanto tinha grandes semelhanças com aquele lançado por Fischer, que era em definitivo o pai das bicicletas de montanha.

Em 1981, inicia-se a produção a nível industrial, e rapidamente inúmeros construtores iniciaram a produção deste tipo de modelos principalmente por não se encontrarem em muitos bons lençóis, e ser esta a última oportunidade de ver melhorada a sua situação.

As pessoas começaram então a interessar-se pela nova mountain bike e uma estatística publicada em 1984 revelava que só nos Estados Unidos haviam sido vendidas cerca de 1500 bicicletas de montanha. De seguida, a produção a nível mundial de bicicletas de todo-o-terreno é já um facto consumado e estes modelos, assumem-se como a grande moda em termos de bicicleta.

No ano de 1986, a venda de bicicletas de montanha cifrava-se já a três por cento em relação a todas as outras bicicletas. No ano seguinte, as mountain bikes representavam 15 por cento das vendas mundiais, para dois anos mais tarde subir mais 20 por cento. Relativamente ao ano de 1989, no conjunto de todas as bicicletas vendidas, as BTT detêm 50 por cento.

Estes valores não podiam passar despercebidos a quem quer que seja nem tão pouco ao próprio inventor da bicicleta de montanha, Gary Fischer, que chegou a confessar: “Quando idealizei a primeira bicicleta de montanha estava longe de pensar que o sucesso fosse tão grande. Hoje sou um homem rico graças à minha invenção, a minha vida bem como a da minha família mudou completamente, graças à mountain bike, e eu estou muito feliz.”

A evolução das mountain bikes não parou e continuamente surgiram novos modelos, dotados da mais recente tecnologia. O mundo das bicicletas foi  alterado, passaram a existir grandes revistas, especializadas só em modelos de todo-o-terreno, onde são dadas a conhecer as últimas novidades, realizaram-se os testes a novos modelos, relatam-se viagens feitas em bicicleta de montanha, enfim, foi um processo que não parou mais e não deixava dúvidas a ninguém de que a bicicleta do futuro era de facto a mountain bike.

Muitas marcas mundiais que se dedicam ao fabrico de bicicletas viram, na BTT a sua tábua de salvação, e agora encontram-se num excelente momento, graças à comercialização deste tipo de bicicletas, que sem dúvida alguma começou a merecer a preferência de muitos que procuram um veículo que lhes proporcione um contacto directo com a natureza, longe dos grandes aglomerados urbanos e que lhes traga benefícios para a saúde.

Com as crises no golfo, que têm vindo a provocar ao longo dos anos grandes aumentos de combustível em todo o Mundo, aliado às grandes preocupações ecológicas do momento, prevê-se que a venda de bicicletas aumente ainda mais.

A nível de cicloturismo, a mountain bike assume-se igualmente como a melhor opção, assim não oferece qualquer problema quando utilizada em estrada, e permite ao seu utilizador que sai fora dela, tendo assim acesso a muitos locais que de outra maneira apenas poderiam ser apreciados de longe. Com uma posição de condução bem mais repousante que as vulgares bicicletas, as BTT são de facto o ideal para o cicloturismo, como aliás já foi confirmado pelo crescente número de praticantes desta modalidade, que optaram por este tipo de veículo para as suas viagens de férias ou fim-de-semana.

Nas últimas Feiras de Colónia, que é o mais importante salão mundial das duas rodas, a importância das bicicletas de todo-o-terreno tem ficado claramente demonstrada com a grande maioria dos expositores a darem o grande destaque a este tipo de modelos, em favor dos restantes. A grande atenção do público vai inteirinha para as novas mountain bikes, que são realmente de encher o olho.

O único problema a destacar prende-se com o custo de uma bicicleta deste tipo, consideravelmente elevado, o que se torna compreensível dados os materiais caríssimos, que presidem à sua construção. Para que o peso final seja reduzido, o que é sem dúvida característica essencial numa bicicleta de todo-o-terreno, são necessários materiais raros e caros, que invariavelmente se fazem sentir no preço final da bicicleta.

Outro aspecto, bastante importante na mountain bike, são os grandes benefícios a nível de saúde que o utilizador acaba por ter quando a utiliza. Numa bicicleta de corrida, quem queira praticar um pouco de exercício terá forçosamente de se dirigir para a estrada e aqui surgem os grandes problemas: primeiro, os automobilistas não respeitam minimamente os utilizadores de bicicleta (como aliás já acontece com os motociclistas) e segundo os fumos produzidos pelos seus veículos são muito prejudiciais para a saúde. Numa bicicleta de montanha, o utilizador, pode-se dirigir para o campo, longe da poluição, respirando a ar puro que escasseia nas cidades.

Os grandes desportistas da actualidade têm já quase todos uma BTT, pois há muito que se aperceberam que esta é essencial para uma boa preparação. Basta ir a um parque de pilotos de formula1, para vê-los todos com as suas bicicletas de montanha com as quais muitos deles fazem o reconhecimento à pista. 

Resumindo, com a sua invenção Gary Fischer revolucionou por completo o mundo das bicicletas, tornando-as assim num veículo ainda mais polivalente, capaz de circular em qualquer terreno, o que não acontecia antes da sua invenção.

CRONOLOGIA DA MOUNTAIN BIKE

1972 _ Gary Fischer, Charlie Cunningham, Tom Richey e Joe Bree realizam um acontecimento perfeitamente inédito, trata-se de uma corrida de bicicleta fora da estrada, mais concretamente a descida do monte Tamalpais na Califórnia.

1973 _ Inicia-se uma reestruturação do veiculo produzido por Inaz  Schwinn nos anos trinta denominado Excelsior, que apesar de muito resistente, via no excessivo peso o seu principal defeito.

1974 _ Gary Fischer, realiza importantes modificações no modelo de Schwinn, inventando a primeira “down hill”, que mais tarde receberia o nome de mountain bike.

1977 _ Joe Bree cria ele próprio um modelo, muito parecido com o de Fischer.

1979 _ Mike Slayard realiza muitos estudos acerca de bicicletas de montanha vindo mais tarde a introduzir profundos melhoramentos.

1981 _ Inicia-se a produção de mountain bikes a nível industrial, e a Rússia expõe um modelo na Feira de Duas Rodas de Milão.

1982 _ A primeira estatística indica que só nos Estados Unidos circulam cerca de 15 000 mountain bikes.

1984 _ A Rossini apresenta a primeira mountain bike totalmente fabricada em Itália.

1985 _ A Cinelli anuncia o seu modelo “Rampichino” versão italiana da mountain bike inventada por Fischer.

1986 _ José Caetano, fundador da FPCUB, toma contacto nos EUA com o fenómeno BTT.

1987 _ A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, com o Stand Jasma (Scott), organiza encontros e passeios de BTT em Portugal.

1987 _ O fenómeno mountain bike assume-se cada vez mais e atinge a estrondosa cifra de três milhões de modelos produzidos no espaço de um ano.

1989 _ A produção de mountain bike representa 50% do mercado da bicicleta.

1990 _ A nível mundial, a venda de mountain bikes atinge 50% da totalidade dos vários tipos de bicicletas.

2005 _ A BTT generalizou-se e faz parte do quotidiano dos cidadãos do mundo.
 

José Manuel Caetano,
Presidente da FPCUB