O direito a usar a bicicleta proclamado em Amsterdão

De 19 a 24 de Junho teve lugar na cidade de  Amsterdam, na Holanda, a Conferência Mundial  Vélo Mondial 2000. onde a FPCUB participou. Foi aprovada uma declaração proclamando que todas as pessoas (incluindo as crianças) devem ter o direito a utilizar a bicicleta, que esta deve ser aceite e promovida pelas organizações públicas e governos do mundo e apelando à acção.
 
A utilização da bicicleta tem muitas vantagens, tanto para o indivíduo como para a sociedade e para o ambiente. Como modo de transporte individual, oferece um rápido e eficiente transporte porta à porta; melhora a saúde física /mental; reduz os congestionamentos; promove o desenvolvimento das economias locais;
A maioria das viagens pessoais são curtas e 60% e 90% das jornadas são menores que 6 a 7 km. De todas as viagens de carro, cerca de metade são menores que 7,5 km – meia hora a pedalar. A utilização da bicicleta é uma alternativa realista para aproximadamente metade destas viagens de carro. Nas grandes cidades e nas ligações inter-urbanas, as bicicletas podem aumentar o potencial dos transportes públicos (acesso, aumento da área de captação das estações, transporte para e desde os locais de parqueamento).
 
As circunstâncias em vários países variam consideravelmente. A utilização da bicicleta deve ser atractiva e segura, requer espaço e aprovisionamento, as barreiras existentes devem ser  removidas bem como a ameaça do tráfego motorizado, dando espaço aos utilizadores de bicicleta em todo o sistema de transportes. A maioria das viagens devem poder ser cobertas pela  bicicleta. Além disso é necessário evitar baixas densidades e estimular a mistura dos usos do solo nas áreas urbanas.
 
Isto exige planos de transporte onde a bicicleta seja integrada com os outros modos de transporte e regular a  velocidade do tráfego motorizado. A educação e reforço das leis do tráfego devem fazer parte de política de transportes amiga da bicicleta. Especial atenção deve ser dada às crianças possibilitando-lhes que se desloquem em bicicleta de forma independente.
 
Os participantes nesta Conferência apelaram aos representantes eleitos e funcionários dos governos a todos os níveis, às industrias relacionadas com a bicicleta, e às organizações nacionais e internacionais para reconhecerem o direito a usar a bicicleta a todos os estratos das populações, incluindo as crianças; reconhecerem o potencial da bicicleta nas políticas; disponibilizar fundos para financiar projectos amigos das bicicletas; colocar a bicicleta na agenda política e estabelecerem estratégias de parceria com os representantes da sociedade (Organizações Não Governamentais, associações de moradores, associações de pais, etc.).

Os presentes exigiram que os governos e instituições desenhem um Grande Plano para a Bicicleta antes do final de Agosto de 2003. Estes planos deverão conter objectivos para serem alcançados até ao ano 2010. O potencial benefício do uso da bicicleta deverá ser tido em conta quando forem redigidos tratados internacionais sobre qualidade de vida, ambiente, saúde pública e erradicação da pobreza, tal como os de Kyoto e Habitat II.