FPCUB entregou 7.000 Euros a duas instituições de solidariedade

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) entregou hoje de manhã (8 de Julho na Praça do Comércio em Lisboa), a duas instituições de solidariedade, o montante de 7.000,00 Euros resultante das receitas angariadas com as inscrições dos participantes no seu evento “Travessia da Ponte Vasco da Gama com a tua Bicicleta – Tejo Ciclável” (que teve lugar a 24 de Junho), realizado em parceria com a LUSOPONTE.

 

 

Os montantes obtidos com o valor das inscrições dos participantes no evento de 24 de Julho (reduzidas as despesas) foram entregues a duas entidades com importante trabalho desenvolvido nas comunidades dos pontos de partida/chegada e passagem do passeio de bicicleta. As entidades beneficiadas são a Comunidade Vida e Paz (de Lisboa) e a CERCIMA (do Montijo e Alcochete).

Deste modo a Federação procedeu, num acto público, e em presença de representantes das entidades apoiantes e de convidados (abaixo listados), à entrega de dois cheques do BES (banco de é cliente e que apoiou o evento) às referidas entidades beneficiadas.

O presidente da FPCUB, José Manuel Caetano, agradeceu aos apoiantes dos eventos de 24 de Junho e de hoje (8 de Julho), aos sócios individuais e colectivos da FPCUB e aos outros participantes individuais que permitiram com as suas inscrições (limitadas a 1000 pessoas) que as entidades ‘Comunidade Vida e Paz’ e ‘CERCIMA’ beneficiassem com a sua solidariedade. Foi ainda referido que a FPCUB irá repetir este evento em 2008, esperando que seja permitido atravessar a Ponte Vasco da Gama com maior número de participantes, com iguais objectivos de promoção do uso da bicicleta e ciclabilidade das duas margens do Tejo bem como angariação de fundos para oferecer a entidades sem fins lucrativos. José Caetano lamentou o facto da comunicação social não se ter feito representar dada a originalidade do evento de uma associação que também tem dificuldades económicas, mas tem disponibilidade para ajudar outras associações.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcochete e a LUSOPONTE aceitaram o desafio de apoiar em 2008 o evento da travessia da Ponte (Tejo Ciclável) organizado pela FPCUB.

Dinora Silva, presidente da Direcção da CERCIMA agradeceu o donativo da FPCUB, “3.500,00 Euros que muito ajudarão o trabalho da associação” e estará igualmente disponível para ajudar no que for necessário em 2008.

João Abrunhosa, presidente da Comunidade Vida e Paz, agradeceu igualmente o donativo da FPCUB (3.500,00 Euros) e afirmou que “não são todas as entidades que têm sentido social” e que “este evento está cheio de simbolismos entre os quais o andar de bicicleta como símbolo para os sem abrigo pedalarem sempre em frente pela vida”, chamando a atenção para a importância deste tipo de eventos e para o facto de 65% dos sem abrigo acabarem por ser recuperados.

Foi organizada uma animação no local, onde a FPCUB colocou bicicletas à disposição dos sem abrigo da cidade de Lisboa (mobilizados pela ‘Comunidade Vida e Paz’) num circuito fechado montado na Praça do Comércio, dando-lhes assim a possibilidade de as experimentarem num momento lúdico que decorreu durante toda a manhã com animação musical e actuações do Chapitô. Foi com satisfação que a FPCUB verificou a alegria dos participantes (cerca de 250 sem abrigo), a maioria dos quais há muito não tinham um momento de diversão. O exército disponibilizou tendas para apoio ao evento. Estiveram também presentes alguns cidadãos mobilizados para o efeito pela CERCIMA. No final foram oferecidos aos sem abrigo sacos com alimentação.

Convidados presentes:
Câmara Municipal de Alcochete
LUSOPONTE
Representante da candidatura de António Costa à CML (foram previamente remetidos convites a todos os candidatos)

Apoiantes:
BES – Banco Espírito Santo SA
Bombeiros
Câmara Municipal de Lisboa
Chapitô
Exército
LA Alumínios
Liberty Seguros
LUSOPONTE

Recorda-se que a 24 de Junho, dos 1000 participantes da FPCUB, 800 cumpriram um percurso de 80 Km ligando as duas margens do Tejo, entre o Parque das Nações e Alcochete, atravessando a ponte de Vila Franca de Xira, aos quais se juntaram no Freeport mais 200 que perfizeram o total de 1000 participantes que efectuaram a travessia da Ponte Vasco da Gama com a sua própria bicicleta.

A FPCUB desenvolve há mais de 20 anos um trabalho de sensibilização das diversas entidades públicas e privadas (administração central e local, empresas transportadoras, etc.) para a necessidade de serem criadas condições de segurança para os cidadãos que utilizam ou pretendem usar a bicicleta para as suas deslocações diárias ou para o lazer nas cidades portuguesas.

UNINDO AS DUAS MARGENS DO TEJO EM BICICLETA
TEJO CICLÁVEL