Rota da Luz coloca bicicletas em unidades hoteleiras

A Região de Turismo Rota da Luz assina na 3ªfeira dia 7 de Agosto, pelas 10h30, no auditório do edifício-sede em Aveiro, protocolo de cooperação com a Associação da Hotelaria Regional do Distrito de Aveiro – AHRDA. O protocolo visa coordenar a colocação de bicicletas nas unidades hoteleiras associadas da AHRDA.

As Bicicletas inserem-se no novo projecto turístico regional “Rodas da Luz” que promove a colocação de bicicletas em unidades hoteleiras e postos de atendimento turístico. As bicicletas destinam-se ao uso exclusivo dos turistas nacionais e estrangeiros e são de utilização gratuita. O modelo em distribuição está adaptado ao lazer e às características geográficas do litoral regional – sem desníveis acentuados. Além de bicicletas para adultos é também distribuído um modelo infantil, promovendo o passeio e convívio em família.

O projecto Rodas da Luz irá abarcar numa segunda fase, diferente tipologia de bicicletas mais adaptada ao território interior da região, cujo relevo possui características mais acidentadas.

Os espaços e equipamentos de uso turístico devem apresentar diferentes propostas de animação e lazer, focalizadas em conceitos inovadores. A diversidade da oferta associada a pressupostos qualitativos, fomenta o desenvolvimento de efeitos multiplicadores no sector turístico com resultados positivos na satisfação dos turistas e consequente notoriedade do destino.

Desta forma, ao assinar o protocolo com a Associação da Hotelaria Regional do Distrito de Aveiro, e afirmar a AHRDA parceira do projecto, a Região de Turismo Rota da Luz reafirma a sua estratégia promocional direccionada para uma acção de proximidade com o sector turístico local e regional, assim como a importância do associativismo no desenvolvimento turístico sustentado.

O projecto Rodas da Luz, pretende promover o uso de equipamentos de mobilidade alternativa no dia-a-dia, assim como comunicar o singular contexto ambiental regional, marcado por linhas de água e um ecossistema lagunar com grande diversidade de fauna e flora, e potenciar a vivência de experiências agradáveis motivadoras de repetição de visita.

Segundo Pedro Silva, presidente da Região de Turismo Rota da Luz “os destinos e regiões turísticas devem acompanhar as mais recentes tendências nacionais e internacionais do turismo na sua estratégia de desenvolvimento. Deste modo ao observar as motivações da procura, entendemos desenvolver programas específicos relacionados com a mobilidade alternativa e a promoção das acessibilidades. As idiossincrasias do território regional evidenciam as inúmeras possibilidades de lazer associadas aos diversos equipamentos de animação. Ao colocar bicicletas nos locais onde os turistas pernoitam e ao possibilitar a fruição de momentos mais activos, comunicamos não apenas o conceito de dinamismo, como também de modernidade.”

Fonte: Região de Turismo Rota da Luz