Balanço da Semana Europeia da Mobilidade 2021

A Semana Europeia da Mobilidade decorreu entre os dias 16 e 22 de Setembro de 2021 sob o tema “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”. Nesta semana, a FPCUB, juntamente com entidades e parceiros, prepararam um programa de atividades presenciais e online que decorreram por todo o país.

A iniciar pelo Porto, onde a edição mensal do passeio de bicicleta “De bicla 1 domingo por mês”, organizado pela Delegação da FPCUB no Porto/ Norte aconteceu excepcionalmente no sábado, dia 18 de setembro. Um convite a todos que vive na Zona do Porto para sair com a sua bicicleta para um passeio informal, em modo autónomo, partindo do Jardim de Arca d´ Água, passando pela Rua de Régulo Magauanha (junto ao INEM), Jardim do Carregal (ao Hospital de Sto. António), Jardim de Sophia (à praça da Galiza) e Rotunda da Boavista (junto ao monumento aos Heróis da Guerra Peninsular), onde terminou. Participaram desta iniciativa 30 pessoas.

Já na Área Metropolitana de Lisboa, A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, com o apoio da FPCUB, promoveu o evento Volta à Área Metropolitana de Lisboa em bicicleta, um passeio de bicicleta pelos 18 municípios da AML, com o objetivo de dar a conhecer diferentes percursos de ligação, unindo os municípios através da rede de ciclovias existente, sempre que possível. Os passeios foram realizados em dois dias, 18 e 19 de setembro, nas duas margens, e contaram com cerca de 600 participantes.

Em Lisboa, no dia 19 de Setembro, ocorreu mais uma edição do “Lisboa Ciclável” que contou com a presença de 295 participantes. Ainda nos moldes do ano anterior, os participantes foram convidados a percorrer as ciclovias de Lisboa, sem percurso definido, e a passarem pelo Terreiro do Paço, onde a equipa da FPCUB esteve a espera para entrega de algumas lembranças. Os participantes do “Lisboa Ciclável” foram desfiados a tirar uma fotografia durante o decorrer deste evento, para posteriormente irem a concurso, onde as dez fotos mais votadas, através do Facebook da FPCUB, foram premiadas. Mais fotografias do “Lisboa Ciclável” podem ser vistas aqui.

No dia 20 de Setembro realizou-se o Prémio Nacional da “Mobilidade em Bicicleta”, onde 15 entidades e pessoas individuais foram distinguidas pela sua promoção do uso da bicicleta, nas suas múltiplas vertentes. Estiveram presentes na cerimónia cerca de 50 convidados, que contou também, com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Dr. Eduardo Pinheiro, o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Dr. Pedro Delgado Alves e o Presidente do IMT, Dr. Eduardo Feio para a entrega dos prémios. A edição deste ano contou ainda com o prestigioso Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.

Através deste link é possível conferir a Lista de Galardoados 2021, as fotografias deste evento, assim como o Historial dos Galardoados em edições anteriores. Esta iniciativa foi notícia no Público, Jornal de Notícias, Correio do Minho e em outros canais de imprensa local e regional. 

No dia 21 de setembro a FPCUB organizou uma sessão online, “De Bicicleta para a Escola”, onde foram convidados todos os agrupamentos escolares de Portugal, alcançando aproximadamente 180 professores e alunos de norte a sul do país. Esta iniciativa teve como objetivo falar sobre a mobilidade ativa ciclável aos alunos e professores, incentivando o uso da bicicleta na deslocação para a escola. O retorno por parte dos docentes foi positivo, que posteriormente, incutiu no corpo estudantil o aprendido. O vídeo desta sessão pode ser encontrado aqui

No dia 22 de setembro, que sinaliza o Dia Europeu Sem Carros, a FPCUB convidou empresas e instituições sediadas no território nacional português a promover a iniciativa “De bicicleta para o trabalho – Bike to work junto de seus trabalhadores. Participaram 115 pessoas por todo o país e 68 entidades aderiram à iniciativa e divulgaram junto de seus trabalhadores. Os participantes também foram convidados a partilhar fotos desta experiência. Esta iniciativa foi notícia no Diário de Notícias.

Em Faro, a FPCUB apoiou a Câmara Municipal de Faro e o Agrupamento Escolar Pinheiro e Rosa, na realização do programa de atividades que contou com:
– A abertura à comunidade da oficina bike aos pedaços do AEPROSA;
– Workshops técnicos sobre “Como escolher uma bicicleta” e “Mecânica de Bicicleta”;
– Abertura oficial à comunidade da ciclovia da estrada do Moinho da Palmeira;
– Curso de iniciação à bicicleta;
– Campanhas de atribuição de cadeiras de transporte de crianças;
– Campanhas de sensibilização sobre mobilidade ciclável;
– Tertúlias sobre os temas “Mobilidade Sustentável e Segurança”, “Partilha de responsabilidade na educação para a sustentabilidade” e “Mobilidade ciclável e saúde”.

Nos dias 18 e 19 de setembro aconteceu o CICLOPAPER – ARTE E PATRIMÓNIO FARO, no qual todos foram convidados a percorrer a cidade em sua bicicleta e desfrutar dos espaços culturais e patrimoniais da cidade. Os participantes foram desfiados a tirar uma fotografia durante o decorrer deste evento, para posteriormente irem a concurso, onde as dez fotos mais votadas, através do Facebook da FPCUB, foram premiadas.

Não podemos deixar de agradecer a todos os participantes que aderiram às iniciativas e aos parceiros e apoiantes que as tornaram possíveis.