A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLOTURISMO E UTILIZADORES DE BICICLETA FOI RECEBIDA PELO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Eng.º Carlos Moedas, reuniu terça-feira, dia 2 de março, com representantes da mobilidade em bicicleta em Portugal. José Manuel Caetano, Presidente da FPCUB – Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta teve oportunidade de saudar o executivo da Câmara Municipal na pessoa do Senhor Presidente da Câmara, mostrando disponibilidade para acompanhar e intervir institucionalmente nas políticas urbanas da cidade de Lisboa em favor da promoção da utilização da bicicleta, da defesa do ambiente e da participação da sociedade civil na transformação da cidade de Lisboa.

A FPCUB teve oportunidade de dar nota que há necessidade de manter espaço público dedicado à bicicleta, garantindo a segurança e o conforto de quem utiliza a bicicleta como modo de transporte, e, onde este ainda não exista, reequilibrar o espaço público melhorando as condições de quem anda a pé, de bicicleta e de transporte público. Esta posição foi defendida pela FPCUB não só para a Almirante Reis, mas para toda a cidade de Lisboa, não descurando as infraestruturas cicláveis de âmbito metropolitano.

Relativamente à Almirante Reis e à ZER da Baixa Chiado, a FPCUB mostrou-se disponível para ajudar a CML no processo de participação, garantindo que a política de mobilidade da cidade é respeitada e que Lisboa seja um farol na mobilidade suave ou ativa para o país.

Destacou-se a necessidade de apostar com determinação na rede europeia de vias cicláveis, EuroVelo, cuja coordenação em Portugal é competência da FPCUB. Torna-se evidente a necessidade de sinalizar e executar a rede EuroVelo já planeada em Lisboa, tal como dar os próximos passos, acompanhando a vontade de criar uma nova rota de ligação entre Lisboa e a Estremadura Espanhola.

Foram ainda abordados outros temas, nomeadamente a revisão do Regulamento de Sinalização de Trânsito, a rede GIRA, a Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, a segurança rodoviária, as futuras iniciativas promovidas pela FPCUB em Lisboa, sobretudo na Semana Europeia da Mobilidade as quais decorrem do Protocolo de cooperação institucional entre a FPCUB e o município