Estacionamento para Bicicletas

rack

Têm vindo a surgir pelo País parqueamentos para Bicicletas que não respeitam o que está convencionado internacionalmente como sendo o mais prático e seguro pelos utilizadores de Bicicleta.

A FPCUB desde há 15 anos tem vindo a defender a utilização desta infra-estrutura em detrimento de outras como se explica no documento em anexo.

No incentivo à utilização da bicicleta, é fundamental que os estacionamentos para bicicletas sejam seguros e estejam bem localizados. Ao se criarem condições para o parqueamento de bicicletas, está-se a transmitir a mensagem ao público de que a utilização deste meio é bem-vinda, e leva as pessoas a considerarem a sua utilização num futuro próximo.”

Já em 2011, a FPCUB tinha publicado um pequeno folheto com informação relativa a esta matéria, com recomendações, desenhos e diagramas de instalação. No âmbito dos trabalhos desenvolvidos na Unidade de Missão para a elaboração da Carta da Mobilidade Ligeira, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta elaborou em 2013 um Manual de Estacionamentos para Bicicletas que se tornou numa referência nacional, sendo uma grande ajuda na escolha das melhores soluções possíveis, mas também um forte incentivo à adoção deste tipo de infraestruturas.

Em Março de 2015, este manual foi revisto e actualizado, e poderá ser descarregado da seguinte ligação:

ANEXO: